DestaquesGoiás

Mais 5 promotoras e promotores de Justiça substitutos chegam ao MPGO para incrementar atuação institucional

Em sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (23/10), o Conselho Superior do Ministério Público de Goiás (MPGO) deu posse a mais cinco novas promotoras e promotores de Justiça substitutos, aprovados no último concurso (62º Concurso).

A posse ocorreu em cerimônia presidida pelo procurador-geral de Justiça Cyro Terra Peres e acompanhada pelos demais componentes do CSMP. Procuradoras, procuradores, promotoras, promotores, servidoras e servidores do MPGO, familiares e amigos dos empossadas e empossados, além de autoridades, prestigiaram o evento, que foi transmitido ao vivo pelo canal do MPGO no YouTube.

No discurso de boas-vindas às novas promotoras e novos promotores, o procurador-geral de Justiça contou ao público presente sobre os seus meses iniciais na carreira, quando foi recepcionado por colegas da comarca de Rio Verde, entre eles o corregedor-geral do MPGO, Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins. Como enfatizou, a atenção e consideração que recebeu simbolizam bem o tipo de acolhida calorosa que o Estado de Goiás oferece a quem chega aqui.

Destacando a vitória e a realização de um sonho que a aprovação no concurso representa, Cyro Terra Peres enalteceu “a capacidade, o preparo, a perseverança e a resiliência” de cada uma das novas e dos novos promotores. Fez questão ainda de agradecer a todos que contribuíram para a realização de um certame sem intercorrências e célere, como (as) os integrantes da comissão do concurso e das bancas examinadoras, bem como as servidoras e servidores que atuaram no apoio.

O procurador-geral sublinhou sua alegria em ver “o Ministério Público de Goiás crescer e ficar mais forte” com a posse de integrantes, o que era um dos seus grandes objetivos à frente da instituição. Neste sentido, salientou aos empossados que eles estão ingressando em um “Ministério Público forte, atuante, respeitado e em plena evolução”.

Dirigindo-se às novas promotoras e promotores, Cyro Terra Peres pontuou ainda que a energia que eles trazem renova a instituição. “Se há uma coisa que move o Ministério Público é o entusiasmo. A gente não promove a justiça sem entusiasmo. A gente tem que acreditar naquilo que faz. E essa força nova que vem de vocês, esse ideal que vem de vocês é muito importante para nossa instituição”, reforçou.

 

Termo de posse é assinado pelos novos integrantes

Todo o ritual solene da sessão de posse teve início com a execução dos Hinos Nacional e de Goiás pelo dueto formado pelos professores Sheila Pena (cantora) e Helieber Ferreira (teclado), do Instituto Gustav Ritter. O dueto homenageou as (os) novas (os) integrantes do MP e a plateia, com a apresentação das músicas Estrela do MarMeu Araguaia e um pot-pourri de duas canções: Noites Goianas e Balada Goiana.

Na sequência, Ayla Quintella Antunes, uma das empossandas, fez o juramento em nome das e dos colegas. A ata de posse foi, então, lida pela secretária do Conselho Superior, procuradora de Justiça Laura Maria Ferreira Bueno, e assinada pelo procurador-geral de Justiça e demais integrantes do colegiado. Então, um a um, as novas e novos promotores foram chamados a assinar o documento, formalizando seu ingresso no MPGO.

Pela ordem de nomeação constante do termo de posse, subiram ao palco:

  • Kleber Gomes Vecchione
  • Ayla Quintella Antunes
  • Sarah Dornelas Alencar
  • Allan Diego de Sena
  • Marcos Caetano Gomes da Silva Júnior

 

Orador da turma ressalta missão constitucional do Ministério Público

Escolhido orador da turma, Kleber Gomes Vecchione iniciou seu discurso com um compilado das falas colhidas com as e os colegas sobre a vivência de cada um até a conquista da almejada vaga no concurso do MPGO. Todos os depoimentos deixaram evidente a cota de dedicação, renúncias e sacrifícios experimentada até o resultado exitoso do certame, bem como o reconhecimento e agradecimento pelo apoio, incentivo e carinho dos familiares.

Kleber Vecchione também ressaltou a importância da missão que cada um assumiria a partir de agora, como membra e membro do Ministério Público, uma instituição autônoma, independente e essencial ao sistema de Justiça: “ser promotora ou promotor de Justiça é servir a sociedade, é resguardar a probidade administrativa, é tutelar o meio ambiente, é atuar na defesa dos vulneráveis, quaisquer que sejam”. E asseverou: “ratifico, em nome de todos os empossados, que vamos contribuir para a honrosa missão constitucional do Ministério Público do Estado de Goiás, atuando com lealdade, respeito, prontidão e, acima de tudo, em prol da dignidade da pessoa humana, pois cada vida importa, ressaltou.

 

Presidente da AGMP e subprocuradora do Estado também discursam

Em sua fala, o presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres Neto, avaliou a chegada das novas promotoras e promotores de Justiça também como um reforço significativo para a instituição. “Vocês fazem parte agora da equipe do Ministério Público”, observou, aconselhando a terem o “coração aberto e leveza” para trabalhar. E lembrou da missão de servir, que está diretamente ligada à atuação da instituição: “nós viemos aqui para servir. O membro do Ministério Público veio aqui para servir a sociedade. Isso é cidadania. Isso é trabalhar a Constituição de uma maneira ampla. Isso é ter uma visão de mundo diferenciada”.

Representando o governador Ronaldo Caiado na cerimônia, a subprocuradora-geral de Assuntos Administrativos da Procuradoria-Geral do Estado, Luciana Benvinda Bettini e Souza de Rezende, também destacou em seu discurso a importância da renovação de energia trazida por aqueles que chegam. “Eu digo a vocês que estão entrando agora: essa energia nova que vocês trazem é uma energia que mexe com a instituição. Que faz os membros que já estão na carreira há um bom tempo refletirem sobre ela. Que essa energia de transformação perdure e que ela faça raízes para que isso se transforme em crescimento institucional”, avaliou.

Autoridades integraram mesa de abertura

Participaram da solenidade de posse das novas promotoras e promotores, como integrantes do Conselho Superior do MPGO, além de Cyro Terra Peres, Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins e Laura Maria Ferreira Bueno, as procuradoras de Justiça Eliane Ferreira Fávaro, Márcia de Oliveira Santos e Yara Alves Ferreira e Silva.

A ouvidora substituta do MPGO, Carla Fleury de Souza, também fez parte da mesa da cerimônia, ao lado do desembargador Fernando Braga Viggiano, representando o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO); do procurador do Estado Bruno Belém, representante do vice-governador Daniel Vilela; do diretor-tesoureiro da OAB – Seção de Goiás, Eduardo Alves Cardoso Júnior, e do corregedor-geral da Defensoria Pública de Goiás, Lúcio Flávio de Souza.

As novas promotoras e promotores iniciam nesta sexta-feira (25/10) o curso de formação, que se estenderá até 8 de novembro. (Texto: Ana Cristina Arruda – Fotos: Fernando Leite/Assessoria de Comunicação Social do MPGO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *