Macaco-Prego é reintroduzido à natureza com apoio da Secretaria de Meio Ambiente
A ação destaca o esforço conjunto das instituições em prol da conservação da biodiversidade e o cuidado com os animais silvestres.
No dia 17 de dezembro, um filhote de macaco-prego (Sapajus libidinosus), fêmea, foi resgatado em Valparaíso. Encontrado machucado, o animal foi prontamente encaminhado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS), em Brasília. Na unidade, recebeu atendimento veterinário especializado, passou por um processo de reabilitação e foi microchipado para monitoramento.
Hoje, a equipe do Ibama, representada por Mariomir e Carla, realizou a reintrodução do macaco ao seu habitat natural, acompanhada pelo Prefeito Marcus Vinicius e pelo Secretário de Meio Ambiente Tadeu Martins, reforçando o compromisso com a preservação da fauna brasileira.
A Secretaria de Meio Ambiente, com o auxílio do Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre do Distrito Federal (HFAUS-IBRAM), continuará monitorando o animal para avaliar sua adaptação e aceitação no grupo. Caso haja rejeição, o filhote, que está identificado pelo microchip, será reintegrado ao CETAS para novas avaliações e, posteriormente, introduzido em outro local apropriado.