Luziânia retoma Cavalhadas após quase duas décadas. Evento ocorreu neste sábado, 03/06.
Após diversas tratativas realizadas pelo prefeito Diego e secretário de educação Tiago Machado junto a Secretaria de Cultura do Estado, Luziânia volta ao Circuito das Cavalhadas.
Luziânia celebrou neste sábado (03/06), a volta da festa das Cavalhadas, após um intervalo de quase duas décadas. As encenações das batalhas entre mouros e cristãos teve o desfile de abertura no Ginásio de Esportes do centro.
Para retomar o evento, a prefeitura recebeu apoio do Governo de Goiás, por meio das Secretarias de Cultura (Secult) e da Retomada. Luziânia é o terceiro município a receber o circuito das Cavalhadas 2023.
Nas redes sociais, o prefeito Diego Sorgatto compartilhou sua satisfação com o resgate da tradição. “Inexplicáveis emoções, do início ao fim! Assim foi a retomada das Cavalhadas em Luziânia, parando nossa cidade e reunindo nossa gente em um momento único de fé, cultura, tradição e arte!”.
A história das Cavalhadas em Luziânia foi registrada por viajantes como o botânico e naturalista francês August Saint Hilaire, que no início do século XIX, testemunhou a realização da Festa do Divino e da Cavalhada na cidade.
Com a retomada da festa popular, a Luziânia volta a fazer parte do Circuito de Cavalhadas do Governo de Goiás, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Goiás Social, prefeituras e organizadores dos festejos nos municípios.
O objetivo é preservar e celebrar essa importante tradição cultural, que faz parte da identidade histórica do estado.