Lula escolhe Geraldo Alckmin para coordenar equipe do governo de transição
Ciro Nogueira recebeu o aval de Bolsonaro para realizar a transição, diz Gleisi Hoffmann
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckminn (PSB), foi definido como coordenador da transição do novo governo. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, nesta 3ª feira (1º.nov), em São Paulo, com aliados para escolher os integrantes da equipe de transição.
Durante a reunião, Gleisi informou que o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, recebeu o aval do presidente Jair Bolsonaro para realizar a transição. O presidente ainda não reconheceu publicamente o resultado da eleição e nem ligou para o presidente Lula.
A presidente do PT e o ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo de Lula, também participarão do grupo de trabalho que contará com 50 nomes e será composto por integrantes dos partidos aliados.
Segundo o comando do PT, não há pressa para a definição dos nomes dos ministros e que “participar da transição não significa que vai fazer parte de ministério”, diz Gleisi.
A missão número 1 é tomar pé das questões de orçamento para começar 2023 com novas diretrizes. A ideia é que o diálogo com o Congresso Nacional de negociações mais intensas inicie já na próxima 5ª feira (3.nov).
Ciro Nogueira, já disponibilizou a sede do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília para abrigar os trabalhados da futura gestão.
Após o anúncio da equipe de transição, o presidente eleito e a mulher Rosângela Lula da Silva devem viajar para a Bahia, onde terão alguns dias para descansar.