Jornal mais antigo da cidade de Valparaíso: 33 anos de história
No de 15 de junho, aniversário de Valparaíso também é comemorado o aniversário do Jornal O Despertar, que este ano, completou 33 anos de fundação.
Durante esse período, o jornal vem acompanhando o desenvolvimento da cidade de Valparaíso de Goiás, desde que era apenas um Núcleo Habitacional de Luziânia.
O jornal entrou para seu primeiro ano em 15 de Junho de 1990. Na época teve a idealização de Waldir Gianesini e Rosângela Méri e contou com o apoio da ASCOV, Associação Comunitária de Valparaíso e Adjacências
Com o tempo, o jornal foi formando o seu público leitor e criando credibilidade perante aos anunciantes.
No início a sua distribuição era realizada de casa em casa e também nos comércios e bancas de jornal, facilitando a vida do leitor e fortalecendo o hábito de leitura entre os valparaisenses.
Atualmente, é o jornal mais antigo em atividade, na cidade de Valparaíso de Goiás.
Naqueles primeiros anos, quando começou, tudo parecia ser muito “atrasado”, se comparado com hoje. O repórter escrevia numa lauda (folha especial de papel), aí vinha o digitador que copiava, depois o diagramador que colava os textos e os títulos, aí vinha o revisor que, para corrigir, precisava da ajuda do digitador, aí ia para a produção do fotolito que acrescentava as fotos e só então ia para a gravação da chapa. Hoje, tudo é feito direto do computador, e segue para a gravação de chapas e impressão.
Funções foram reduzidas, mas o trabalho continua intenso. As operações são mais rápidas, mas foram multiplicadas.
Foram produzidas até hoje 774 edições, nestes 33 anos que muito marcaram o município de Valparaíso de Goiás e cidades vizinhas.
Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, desde 2011, o Jornal O Despertar se adaptou aos novos tempos e circula também em formato digital, sempre através do site: www.jornalodespertar.com.br
Estamos também no facebook e no instagram.
Nesses 33 anos, já nos reinventamos muito, sempre buscando novas formas de contemplar os leitores com informação de qualidade e credibilidade. A cada dia, pavimentamos um caminho pautado pela verdade, compromisso com a notícia e com a ética.
Existimos hoje e sempre, graças ao que mais nos é caro: o leitor, o internauta, o anunciante.
Não retiramos o jornal impresso de circulação, outra forma de comunicação mais conservadora, analítica, e muito apreciada pelo leitor mais sênior e também pelos anunciantes. É o caso clássico de que mídia não devora mídia, complementam-se.
Passadas três décadas, queremos agradecer todos os profissionais que passaram pelo jornal durante esses anos, pois foram fundamentais para a sua manutenção até os dias de hoje e parabenizar todos que fizeram e fazem parte desses 33 anos de história!
Com Fé, Foco, Determinação, superando as adversidades, continuamos nossa jornada.
*Rosângela Méri