Inscrições abertas para a Olímpiada Nacional de Eficiência Energética
Com apoio da Equatorial Goiás, evento nacional é voltado para alunos do 8º e 9º ano de escolas públicas e privadas
Estão abertas as inscrições, até o dia 4 de outubro, da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024 para professores e estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Goiás. A iniciativa, apoiada no Estado pela Equatorial Energia, busca engajar alunos de todo o país em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade, além de incentivar sobre o consumo consciente de energia.
A edição de 2024 é organizada pela EDP Espírito Santo Distribuição de Energia, sob coordenação do Instituto Abradee, e viabilizada por meio dos recursos do Programa de Eficiência Energética gerido pela ANEEL. A expectativa é que 200 mil alunos participem da olímpiada.
Na primeira fase, os estudantes participam de desafios em formato de games a serem resolvidos sobre o tema da olimpíada. E na 2ª fase são propostas questões objetivas sobre o assunto que devem ser resolvidas no aplicativo ou no site da ONEE.
O ONEE oferece curso de formação gratuito para estudantes e professores que participarem do evento. O curso possui três módulos que abordam os seguintes assuntos: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; uso seguro da energia elétrica e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.
Segundo a organização, o evento pretende ser um marco na educação sobre eficiência energética no Brasil, unindo estudantes, professores e distribuidoras de energia em prol de um futuro mais consciente e sustentável.
Cronograma:
· Inscrições: de 15 de julho a 4 de outubro
· Formação de professores: 22 de julho a 05 de outubro
· Provas e Desafios (FASE I e II): 7 a 12 de outubro
· Resultado: 25/10
· Evento de premiação: novembro
Mais informações: https://www.onee.org.br/
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 14 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².