O dia foi marcado por grandes inaugurações que trarão melhorias para Luziânia, sobretudo na questão do turismo e qualidade de vida da população
Luziânia foi fundada em 1746 e estabelecido o seu aniversário em 13 de dezembro. Recebeu o nome inicialmente de Santa Luzia, em homenagem a sua padroeira. A atividade de mineração na região foi uma das primeiras descobertas, foi a partir daí que iniciou a ser povoada em meados do século XVIII. No ano de 1833 passou da categoria de arraial à vila, e logo mais em 1867 foi considerada cidade, recebendo o nome de Luziânia.
A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central também foi bastante importante, pela ótica de desenvolvimento do município, incluindo o crescimento populacional. O então presidente da República, Juscelino Kubitschek, também teve suas raízes na cidade goiana, sendo proprietário de uma fazenda em Luziânia, a conhecida Fazendinha JK, que conserva relíquias e patrimônio histórico, como uma casa e capela projetada por Oscar Niemeyer.
Em pleno século XXI, Luziânia ocupa o posto do quinto município mais populoso e a 5º maior economia do estado de Goiás. Sua área total chega a 3.961,099km de extensão, tendo a população estimada no ano de 2019 em 208 299 habitantes, de acordo com dados do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. A atividade econômica predominante são os empreendimentos agroindustriais (com produção de feijão, soja e milho), compradores de grão da região que se destacam na comercialização com o mercado externo.
O luzianiense tem alguns atrativos turísticos, são eles: Igreja Nossa Senhora do Rosário, casarões da Rua do Rosário, Morro da Canastra, Palácio das Andorinhas, Cachoeira de Saia Velha, Serra dos Angicos, Canal do Rio Corumbá e Lago da usina Corumbá IV.
Nesta terça-feira (13/12), quando Luziânia completa 276 anos, o prefeito de Diego Sorgatto (UB), inaugurou a Praça Ely Bueno da Rocha, na Vila Juracy. Nome dado em homenagem um morador do bairro, empreendedor e muito querido por todos.
Ainda no mesmo dia, e em comemoração ao aniversário de 276 anos de Luziânia, Diego participou da inauguração oficial do Bali Park, juntamente com empresários Frederico Costa e Tony Hudson, e do calçamento da Avenida das Ameixas.
O deputado Célio Silveira (MDB), secretário do Governo, vereadores da base e auxiliares em geral, também estiveram presentes nas inaugurações.
“Neste dia festivo, estamos no Bali Park, em Luziânia, participando da inauguração de um dos maiores Parques Aquáticos do Brasil. Feliz demais, empreendimentos como esse contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade. Parabenizo os proprietários, senhores Frederico Costa e Tony Hudson, por acreditarem em nossa cidade, e ao nosso prefeito, Diego Sorgatto, por ser o principal incentivador de grandes parcerias de sucesso para o município”, disse o deputado Célio Silveira.
Para o próximo sábado (17/12), está agendado a inauguração da Praça da Bíblia, no PED IX, no Jardim Ingá. Um projeto de autoria do vereador Andrezão e uma demanda antiga da população.
*Da redação com informações da Secom – Prefeitura de Luziânia