Ibaneis Rocha volta ao governo do DF após decisão do Supremo
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, voltou nesta quinta-feira (16) ao cargo, com autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele tinha sido afastado um dia depois dos ataques golpistas de 8 de janeiro, em Brasília.
Ibaneis chegou no evento no qual foi reempossado no cargo na companhia do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, nomeado pela vice-governadora Celina Leão (PP) após o fim da intervenção federal na segurança pública do DF enquanto era governadora. No discurso, Ibaneis afirmou não guardar mágoas nem rancor por ter sido afastado e que Moraes fez o certo ao tomar a decisão.
Em pronunciamento, Ibaneis disse que está feliz com o retorno, animado pra retomar o trabalho e que concorda com as decisões tomadas pela vice enquanto estava à frente do governo. Sobre os atos antidemocráticos, o governador disse que está com a “consciência tranquila”, e evitou críticas ao judiciário. Disse entender a medida que determinou o seu afastamento, e que não se sente traído. O governador acredita que houve um “apagão geral” na segurança pública naquele dia.