Ibaneis Rocha é confirmado pelo MDB como candidato à reeleição ao GDF
Convenção partidária aconteceu na manhã deste domingo (31/7). Celina Leão (PP) e Flávia Arruda (PL) compõem a chapa como candidatas a vice e ao Senado
O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi oficializado, neste domingo (31/7), candidato à reeleição ao Palácio do Buriti. A confirmação ocorreu durante a convenção conjunta do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Liberal (PL) e Progressistas (PP), que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, área central de Brasília.
Durante o discurso, Ibaneis enfatizou que continuará trabalhando para atrair outras lideranças políticas do DF. “Queremos formar uma grande aliança com uma base política importante”, disse.
A deputada federal Celina Leão (PP) teve o nome chancelado para ser a candidata a vice-governadora. A ex-ministra Flávia Arruda (PL), também deputada federal, será candidata ao Senado Federal.
Ao defender a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, Ibaneis lembrou dos auxílios dos governos federal e local que ajudaram a população mais necessitada durante a pandemia da Covid-19. “Os governos servem para quem mais precisa”, pontuou.
Tanto Celina Leão quanto Flávia Arruda enalteceram a representatividade feminina na chapa, já que são duas mulheres oficialmente candidatas. “Não basta ser mulher, tem que ter coragem”, reforçou Celina.
A convenção contou com a presença do ex-presidente da República Michel Temer, que falou: “Ibaneis, ao lado de nomes tão qualificados, como a Celina Leão e a Flávia Arruda, tenho certeza de que você conquistará seu segundo mandato como governador do Distrito Federal”. O ex-governador José Roberto Arruda (PL) também esteve presente.
O evento deste domingo oficializou a chapa anunciada recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Com a aprovação regional, os três partidos seguem juntos na campanha majoritária do DF. As demais legendas apoiadoras participam apenas das eleições proporcionais, com candidaturas para deputados federal e distrital.
Ibaneis Rocha, de 51 anos, é natural de Brasília e foi o primeiro governador nascido na capital. Advogado formado em direito pelo UniCeub em 1993, atuou na advocacia por 25 anos e se tornou conhecido no meio jurídico candango, mas não tinha visibilidade entre a população do DF.
Entre 2013 e 2015, foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). Em 2018, concorreu pela primeira vez em eleições, e foi eleito governador do DF, com 69,79% dos votos válidos.
Ibaneis afirma que, depois de enfrentar a pandemia por mais da metade do mandato, quer retomar projetos e ações que foram prejudicadas pelo período de restrições.