Hospital Estadual de Luziânia inaugura maternidade e centro obstétrico
Unidade de saúde do Governo de Goiás é a primeira maternidade pública do município e passa a realizar partos, atendendo também a região do Entorno Sul do DF
O Hospital Estadual de Luziânia Vasco do Rosário Melo, unidade do Governo de Goiás, vai colocar em funcionamento a partir desta quarta-feira (24/08), um Centro Obstétrico para atender parturientes da cidade e região.
A solenidade de lançamento do serviço será às 9h e vai contar com a presença do secretário estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, do prefeito Diego Sorgatto, do presidente do Instituto Patris, Vittor Galdino e outras autoridades.
“Olha minha gente, pelo sorriso aqui vocês já imaginam a alegria no meu coração por este momento tão especial para as mamães de nossa cidade”, afirmou o prefeito de Luziânia Diego Sorgatto, em um vídeo nas suas redes sociais, comemorando a inauguração da maternidade.
No local, estão disponíveis três salas de atendimento PPP (pré-parto, parto e pós-parto), duas salas de cirurgia para partos cesáreos e oito leitos para acolher as mães. Com isso, a capacidade de atendimento do hospital é de mais de 100 partos por mês.
Antes do lançamento, Sorgatto já estava ligado ao projeto de Saúde. Quando ainda era deputado estadual, em 2019, foi autor do projeto que permitiu a estadualização da unidade. Durante a pandemia, a unidade tornou-se referência no tratamento da Covid-19, ao alcançar acreditação nível 2.
“Agora, teremos os futuros cidadãos de Luziânia nascendo em sua própria cidade, ao invés de nascerem nos municípios vizinhos. Essa é uma lacuna que o governo estadual resgata com os usuários do SUS, ao implantar uma maternidade de referência na região”, explica o secretário Sandro Rodrigues.
O Hospital Estadual de Luziânia foi estadualizado em 2020 e realizou atendimentos aos pacientes vítimas da Covid-19. Em 2022, a unidade passou por reformas estruturais e adequações para se tornar um Hospital Geral, com Centro Obstétrico de referência para Luziânia e região.
A direção promoveu capacitação e treinamento para as equipes formadas por obstetras, pediatras, anestesistas, entre outras especialidades, preparadas para atender 24 horas, em todos os dias da semana.
*Da redação com informações e fotos: SES-GO