Hoje é o Dia Internacional da Solidariedade
Assinalada a 31 de agosto, esta data foi instituída pela assembleia-geral da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de promover e fortalecer os ideais de solidariedade e entrega ao próximo
A 31 de agosto de 2000, a Organização das Nações Unidas proclamou esta data com o objetivo de promover e fortalecer os ideais de solidariedade entre as nações, povos e indivíduos, nomeadamente em situações difíceis de origens diversas.
E em Setembro desse mesmo ano, na Declaração do Milénio das Nações Unidas, a solidariedade foi reconhecida como um dos valores fundamentais essenciais para as relações internacionais no século XXI.
O dia 31 de Agosto foi escolhido por coincidir com o aniversário do Movimento Social Independente «Solidariedade», criado na Polónia, cuja importância mundial foi reconhecida, em particular, com a concessão do Prémio Nobel da Paz ao seu líder Lech Walesa.
A solidariedade é um modo de ser responsáveis com os demais. É ter um coração de carne e não de pedra. Sou solidário quando não me fecho para o outro, mas deixo que entre onde estão meus sentimentos. E isso está expresso de maneira muito linda em uma oração budista: “Que possa ser protetor dos abandonados; o guia dos que caminham; e para os que desejam ir para a outra margem, o navio, a barca, a ponte; a ilha para os que necessitam uma ilha; a luz para os que necessitam de uma luz; o leito para os que necessitam de um leito; a pedra milagrosa; o vaso do grande tesouro; a fórmula mágica; a planta que cura; a árvore dos desejos; a vaca da abundância. Que, enquanto dure o espaço e enquanto os seres humanos permaneçam, possa eu também permanecer para aliviar os sofrimentos do mundo”.