Grupo Pereira lança turma da Escola de Formação Gerencial exclusiva para mulheres
A meta é que 40% dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres até 2024. Atualmente esse número é de 32%, acima da média do varejo que é de apenas 16%
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Grupo Pereira, sétimo maior grupo supermercadista do país, inicia a 6ª edição da Escola de Formação Gerencial (EFG) com uma turma voltada exclusivamente para mulheres. A iniciativa, que integra a estratégia ESG do Grupo no pilar Diversidade, tem como objetivo estimular a promoção feminina em cargos de liderança dentro da empresa. As aulas começarão em abril e se estenderão até setembro.
Assim como em vários setores, nos quais os cargos mais altos são ocupados predominantemente pelos homens, o de varejo não foge à regra. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Mulheres do Varejo (IMDV), divulgada em 2022, aproximadamente metade dos profissionais do comércio são mulheres; entretanto, apenas 16% estão nos cargos de liderança. No Grupo Pereira, esses números vêm melhorando a cada ano: hoje, 52% dos 17 mil colaboradores da empresa são do sexo feminino e 32% ocupam cargos de liderança.
De acordo com Simone Cotta, gerente de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira, as discussões e ações que a empresa vem implementando têm trazido resultados concretos. “Hoje são 32% de mulheres líderes e a meta é 40% dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres até 2024. A forte presença feminina tem sido uma realidade dentro do Grupo e pretendemos aumentar ainda mais esse percentual com ações afirmativas e iniciativas para potencializar as suas carreiras. Nossa intenção é desenvolvê-las pessoal e profissionalmente, contribuindo para os resultados e para os negócios do Grupo Pereira”, afirma.
Uma dessas iniciativas é a Escola de Formação Gerencial (EFG) exclusiva para mulheres, voltada para quem tem seis meses de empresa, ocupa cargos como Compradora, Encarregada Regional, Encarregada Operacional/Subgerente ou Coordenadora Regional e possui ensino superior em curso ou completo. Durante os meses de duração da EFG – as aulas terão início em abril, acontecerão de forma virtual e um encontro presencial no encerramento, em setembro, em Campo Grande (MS) –, as colaboradoras participarão de uma extensa programação, organizada pela equipe de Gente & Gestão do Grupo, como workshops, treinamentos comportamentais e técnico, execução do PDI e muito mais. Serão meses de imersão para que possam ocupar os cargos de gerência dentro do Grupo Pereira.
“São muitos os desafios dentro do varejo e a liderança é uma delas. É primordial que as mulheres ocupem os altos cargos e sejam modelos profissionais para as suas equipes e, para isso, é preciso gerar conhecimento, reavaliar sempre os processos e práticas para que tenhamos um ambiente cada vez mais igualitário e, assim, valorizar a liderança feminina. Trabalhar a diversidade hoje é essencial e o Grupo Pereira acredita nisso”, diz Simone Cotta.
Exemplos
Nataly Galm, gerente do Comper Jundiaí (SP), participou da 5ª edição da EFG e conta que a Escola contribuiu muito para a sua promoção. “as dinâmicas são voltadas totalmente para a prática, com excelente aproveitamento, tornando as aulas mais interessantes e instigantes. No meio do curso fui promovida e agora atuo como gerente de loja. Ter vindo da base é muito gratificante, me capacitei ao longo dessa trajetória com habilidades e competências que me trouxeram a essa etapa”, conta. “Participei da primeira edição, é uma experiência maravilhosa. Interagi com pessoas de outras áreas e regionais e conheci a fundo a empresa nos grupos de trabalho e estágios nos setores. Saí preparada para encarar os desafios de gerir uma loja”, explica Ivonete Costa, hoje Gerente do Comper Rui Barbosa.
Quem também abraçou a oportunidade foi Karla Ajala, hoje gerente do Fort Presidente Vargas, no Mato Grosso do Sul. Ela entrou na empresa em 2011 como Repositora e oito meses depois foi a primeira mulher Operadora de Empilhadeira do estado. “Fui dedicada, tive ao meu lado pessoas que me apoiaram a me tornar líder e também aproveitei todas as oportunidades de crescimento, inclusive a EFG. Na formação pude aprimorar minhas habilidades de comunicação e conhecer melhor o funcionamento da companhia. Acredito nos programas de carreira da empresa porque hoje sou parte disso”, diz, orgulhosa.
Sobre o Grupo Pereira
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebrou em 2022 seus 60 anos de história. Com 17 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 106 unidades de negócio, sendo 30 lojas do Comper (rede de supermercados), 52 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), seis filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 14 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), uma agência de viagens e dois postos de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 825 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.
*Hellen Quida /Fotos: Divulgação