Gracinha Caiado reforça compromisso do governo com a primeira infância
A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, destacou o compromisso do Estado em fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil, durante reunião do Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância, nesta quinta-feira (27/03).
O evento promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), em Goiânia, reuniu gestores para abordar a criação de comitês municipais, a elaboração de planos específicos e a inclusão no Plano Plurianual (PPA) das cidades.
Primeira infância
“A primeira infância não é apenas um momento de desenvolvimento individual, mas uma oportunidade de transformar a vida de nossas crianças, garantindo que elas tenham um começo saudável e igualitário. No Goiás Social, temos nos empenhado para integrar as políticas públicas em áreas como saúde, educação e assistência social, com o objetivo de garantir o melhor para elas”, afirmou Gracinha Caiado.
A coordenadora do Goiás Social também apresentou números de programas com impacto direto nessa faixa etária. O Mães de Goiás, por exemplo, atendeu mais de 190 mil mães de crianças de 0 a 6 anos desde 2021, com R$ 766 milhões em recursos.
Já o Meninas de Luz contemplou, em 2024, uma média 157 jovens gestantes por mês, oferecendo cuidados médicos e psicológicos. “O Governo de Goiás está comprometido em criar um legado de bem-estar e igualdade para as próximas gerações”, declarou ela.
Durante o encontro, o presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro, defendeu a integração entre as diferentes esferas e órgãos de poder para financiar as iniciativas na área.
“Precisamos fazer com que nossas autoridades públicas priorizem a primeira infância e a coloquem no orçamento, para garantir recursos e a proteção de que as crianças precisam”, disse.
Durante o encontro, o conselheiro do TCM Daniel Goulart, coordenador do Comitê Goiano, reforçou que o Plano Municipal da Primeira Infância de Luziânia, apresentado na Organização das Nações Unidas (ONU) durante o 12º encontro em Genebra, é um exemplo de boas práticas que podem ser adotadas por outros municípios.
“Estamos avançando na implantação do Comitê Goiano da Primeira Infância e na discussão do PPA, que será fundamental para garantir a inclusão de programas e ações voltadas para as crianças”, disse.
O procurador-geral de contas do TCM-GO, Henrique Padim, complementou que a fiscalização dos recursos deve ser rigorosa. “Devemos acompanhar de perto as ações, assegurando que cada investimento contribua efetivamente para o futuro de nossas crianças”, explicou Padim.
Já o representante da União dos Vereadores de Goiás (UVG), vereador Chiquinho, afirmou que a entidade está presente nos 246 municípios e à disposição para colaborar com as ações.
Comitê
O Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância é um grupo de entidades que se reúne para garantir os direitos das crianças de até seis anos de idade.
Além do Executivo, é integrado pelo Tribunal de Justiça (TJ-GO), Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Prefeitura de Goiânia, Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO) e Ministério Público de Goiás (MP-GO).
*SECOM/GO