Governo de Novo Gama cria SALA LILÁS para acolher mulheres vítimas de violência
O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
A Prefeitura de Novo Gama, por meio da Secretaria de Defesa da Mulher e Diversidade Social, inaugurará a Sala Lilás, na próxima quinta-feira (30), às 15h, no Prédio do Cadastro Único. O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, na sede da Secretaria.
Em média, são atendidas por mês cerca de 30 mulheres nas sessões de psicoterapia. De acordo com a secretária da pasta, Jucelia Santos, o projeto visa acolher as mulheres em situação de violência e oferecer apoio psicológico e jurídico às vítimas, por meio de uma equipe multiprofissional.
“A Sala Lilás é um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual. É um ambiente acolhedor onde a mulher, que chega fragilizada, possa ser acolhida e receba apoio”.
A iniciativa é uma adesão ao Pacto Goiano Pelo Fim da Violência Contra a Mulher – instituído em 2019, o programa elabora diversas ações, que devem ser adotadas pelos municípios participantes, voltadas à diminuição dos índices de feminicídio no Estado.
“Mais do que paredes pintadas nesta cor, o local sinaliza um cuidado ampliado; psicólogos e assistentes sociais fazem o acolhimento e dão orientações sobre como acessar serviços jurídicos e de saúde”, finalizou a secretária.
No local, também foi implantada a brinquedoteca, que surgiu pela necessidade de entreter as crianças e garantir um ambiente apropriado enquanto esperam pelos familiares.