Destaques

Governo de Goiás propõe criação da Região Metropolitana do Entorno do DF

Documento redigido pela Secretaria-Geral de Governo, com apoio dos municípios, Governo do Distrito Federal e da União, busca soluções definitivas a problemas comuns presentes na região há décadas

Foi enviado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) pelo governo do Estado, na última sexta-feira (4/11), o projeto de lei que cria a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME), composta de doze municípios goianos limítrofes a Brasília.
O texto, redigido pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), prevê a cooperação interfederativa entre os governos de Goiás, do Distrito Federal e da União, com objetivo de buscar soluções definitivas a problemas históricos que afetam a região, como transporte coletivo, saúde, saneamento, destinação de resíduos sólidos, dentre outros.
A criação da RME contempla ainda a instituição do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano do Entorno do Distrito Federal (Coderme), com Câmaras Temáticas que vão se dedicar à discussão, proposição de soluções e implementação de ações que visem a melhoria comum dos municípios contemplados.
O projeto de lei foi redigido após reuniões promovidas pelo secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, junto a representantes dos municípios por meio da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab); do Governo do Distrito Federal; do Ministério Público de Goiás, do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Também foi promovida audiência pública, coordenada pelo procurador setorial da SGG, Rafael Borges, esclarecendo detalhes sobre a criação da região metropolitana.
“Por determinação do governador Ronaldo Caiado, estamos enfrentando de frente problemas históricos que se mostram como entraves para o desenvolvimento de algumas regiões do Estado. E a região do Entorno do Distrito Federal sofre há décadas com a falta de um olhar mais estratégico e humano para os problemas comuns como transporte coletivo, saneamento, gestão de recursos sólidos, saúde”, destaca Adriano da Rocha Lima.
Com a aprovação na Assembleia Legislativa e sanção do governador Ronaldo Caiado, o projeto vai permitir a promoção de avanços na primeira área prioritária: o transporte coletivo intermunicipal na região. Os municípios que estão elencados na RME são: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
*Fonte: Secretaria-Geral de Governo – Governo de Goiás 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *