Região Metropolitana

Governo de Goiás lança APL da moda em Novo Gama

Projeto conta com moderna máquina Audaces para formação de cooperativa de costureiras 

“O Governador Ronaldo Caiado nos deu como missão o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana do Entorno. A entrega da máquina Audaces é uma das mais importantes iniciativas nesse sentido”, ressaltou a Secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury.  Ela representou o Governador no lançamento do Arranjo Produtivo Local (APL) da moda em Novo Gama. O projeto visa fomentar o desenvolvimento de cooperativas no Estado.

“Queremos que as pessoas possam ter a oportunidade de trabalhar e estudar onde moram, sem precisar se deslocar para Brasília. O entorno é um oásis de oportunidades e potencialidades que tem muito a crescer”, assinalou. Caroline explica ainda que o APL não será restrito ao município de Novo Gama, a ideia é fomentar o cinturão da moda em toda região do Entorno. “Um dos setores que não para de crescer no país é o da moda, e temos muitas demandas nesse sentido. Esse novo polo vem somar ao que já está instalado em Águas Lindas,” acrescentou.

O prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão, destacou a importância do APL para incentivar o cooperativismo entre as cidades. “O nosso governador Ronaldo Caiado tem esse olhar diferenciado para o Entorno, que era esquecido nas gestões passadas. A Audaces vai ajudar a fortalecer o cooperativismo aqui na nossa região. Não estou falando só da cidade de Novo Gama, estou falando de toda uma região metropolitana com mais de 1 milhão e 300 mil habitantes,” afirmou.

Audaces: inovação e eficiência

A Audaces é uma das máquinas de corte mais avançadas do mercado mundial da moda. “Essa máquina corta qualquer tecido, desde os mais finos até o couro de estofado. O desperdício é praticamente zero, o tempo de corte é otimizado e, por isso, a lucratividade aumenta,” explicou a gerente de Cooperativismo, Rhaquel Liegem, que representou o secretário da Retomada de Goiás, César Moura.

Rhaquel explica que o Governo de Goiás adquiriu dez máquinas há dois ao preço de R$1,5 milhão, sendo duas delas direcionadas aos municípios do Entorno. “A gente trabalhou muito para isso, a gente sofre junto com o município, né? Então, a gente deseja sucesso e que possam contar com a Secretaria da Retomada para tudo, tudo que for para somar”, salientou a gerente.

Baseada em tecnologia de ponta, a Audaces se destaca como a máquina mais inteligente e segura do mercado mundial da moda. Segundo Rhaquel, a capacidade da máquina é de 10 a 12 mil peças por dia, podendo chegar a 20 mil, dependendo do tipo de tecido.

Cinturão da Moda: iniciativa transformadora

O projeto Cinturão da Moda é uma iniciativa do Governo de Goiás, em execução em mais de 30 municípios goianos. O objetivo é impulsionar a indústria têxtil e de confecção no estado, gerando empregos, qualificando mão de obra e promovendo o desenvolvimento econômico regional.

A iniciativa abrange uma série de ações envolvendo diversas secretarias de governo, desde a formação da mão de obra por meio dos colégios tecnológicos, até o apoio à criação de cooperativas, concessão de crédito e suporte na cadeia de comercialização.

Quem pode utilizar o APL da Moda

Toda a população do município e cidades vizinhas do ramo de confecções podem se beneficiar do APL da Moda, abrangendo desde microempresários e empresários de maior porte. A máquina Audaces pode trabalhar 24 horas, com um intervalo de meia hora.

*Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *