Goiás

Governo de Goiás inaugura nova unidade de transplantes do HGG, em Goiânia

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), inaugurou nesta sexta-feira (2/9) a nova unidade de transplantes do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em Goiânia. Com a entrega de mais esse serviço, a secretaria consolida o HGG como referência regional em transplantes. A unidade, que já tem autossuficiência em transplantes renais, avança nos transplantes de fígado e pâncreas e, em breve, de medula óssea.


“É o começo de uma nova vida para muitas pessoas”, resumiu o titular da SES-GO, Sandro Rodrigues. Com investimento de aproximadamente R$ 2,8 milhões, as novas instalações contam com área de 644 m², 32 novos leitos, dos quais 26 para transplantes de rins, fígado, pâncreas e rim-pâncreas; e outros seis para transplante de medula óssea, novo atendimento que está em processo de credenciamento no Ministério da Saúde.

A unidade inaugurada já realizou na tarde desta sexta o primeiro transplante de fígado. “Essa nova unidade aumenta a capacidade de Goiás de atender as pessoas na fila, dependendo, é claro, da doação. Por isso, estimulamos a conscientização a respeito do tema”, afirmou o secretário. A expectativa é de que no prazo de até quatro meses, com a conclusão do processo de credenciamento, o HGG realize o primeiro transplante de medula óssea.

A unidade representará um grande avanço na saúde do Estado, uma vez que o HGG é referência nos serviços de transplantes renais e hepáticos. Só em 2021, a unidade do Governo de Goiás realizou 114 procedimentos, dos quais 102 de rins e 12 de fígado.

Desde a sua implantação, o serviço de transplantes renais do HGG já realizou mais de 600 procedimentos. O HGG é a única unidade de saúde é a fazer esse tipo de procedimento no Estado.

O secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, presente na inauguração da nova unidade, elogiou os profissionais do HGG. “Essa equipe coesa e capacitada entrega uma saúde de qualidade. Com a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Goiânia, somada ao compromisso dos profissionais envolvidos, ganha o paciente, com a perspectiva de ter alívio para seu sofrimento”, disse.

*Via assessoria  SES/Idetch 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *