Goiás

Goiás recebe repasses para área social e abre vagas no Mais Médicos

O Governo Federal fez um balanço sobre os 100 primeiros dias do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em Goiás, as ações tiveram impacto na assistência social.

O Estado teve o maior número de beneficiários do Centro-Oeste no Bolsa Família, com mais de 492 mil famílias contempladas, e teve a inclusão de 267 mil crianças de zero a seis anos no Benefício Primeira Infância, que prevê um adicional de R? 150 para cada integrante da composição familiar nessa faixa etária.

Em março, Goiânia foi o município com maior número de contemplados pelo Bolsa Família. Ao todo, 70.527 famílias foram beneficiadas com um valor médio de R? 676,43, resultado de um investimento de R? 47,7 milhões. Outros cinco municípios somaram mais de 12 mil famílias assistidas: Águas Lindas (27.579), Luziânia (24.671), Aparecida de Goiânia (17.508), Planaltina (13.021) e Rio Verde (12.127).

Além disso, o estado teve um reajuste de 35,7% nos repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e fez parte da retomada do Minha Casa, Minha Vida, com entregas de unidades habitacionais em Aparecida de Goiânia e Luziânia.

Saúde
No campo da Saúde foi feita a retomada do programa Mais Médicos, que reservou 201 vagas a Goiás. Os profissionais atuarão em 78 municípios goianos.

O Governo Federal repassou mais de R? 39,5 milhões para a instituições sem fins lucrativos que atuam no suporte ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás. Os recursos chegaram para abrigos, associações, ambulatórios, centros de reabilitação, centro materno infantil, institutos, clínicas, hospitais, laboratório, maternidades e santas casas em 23 municípios.

Em outra frente, um repasse de mais de R? 20,2 milhões foi realizado para garantir a realização de cirurgias eletivas, procedimentos programados e que não são considerados de urgência, nos quais o médico agenda o dia e o horário conforme mapa cirúrgico do hospital e a ocasião mais propícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *