GGI-M INFORMA: Valparaíso tem 13 dos 15 índices que mensuram Segurança Pública em baixa
Reunião aconteceu nesta segunda, e reuniu representantes do Executivo Municipal e das Forças de Segurança Pública
Na manhã desta segunda-feira, 28 de março, aconteceu a 4ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Valparaíso. O encontro reúne mensalmente representantes do Executivo Municipal e das Forças de Segurança Pública para falar sobre o combate à criminalidade no município
Wagner Paixão, vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, falou sobre o andamento da Ação do Bem nos bairros da cidade, citando a parceria com a Polícia Penal. O Tenente Almeida, representante do corpo de Bombeiros da cidade, comentou sobre as operações que vêm acontecendo no município.
Uma das próximas operações será intitulada Cerrado Vivo e está em preparação, o objetivo da iniciativa é conscientizar sobre a prevenção de incêndios, por meio de palestras e também ações rápidos de combate a possíveis focos de incêndio, que costumam se intensificar de junho a agosto. O tenente também falou sobre a Operação Aquecendo o Frio, que receberá roupas de frio e agasalhos nos quarteis e distribuirá à população em situação de vulnerabilidade.
Major Chiericato trouxe os índices de criminalidade do município. Dos 15 índices analisados pela Secretaria de Segurança Pública, 13 estão em baixa. O Comandante do 20° Batalhão de Polícia Militar criticou os blogs do município que espalham informações incorretas de forma a amedrontar a população, destacando a importância de se atentar às fontes de informações consumidas.
Na oportunidade, o major reforçou que todos os dados são mensurados pelos sistemas da Secretaria de Segurança Pública.
- Tráfico de drogas +420% de apreensões
- Foragidos recapturados +75%
- Estupro -55%
- Furto a residência -60%
- Roubo a transeunte -10%
- Roubo de veículos -68%
O prefeito Marcus Vinicius disse que este resultado demonstra que a colaboração efetiva entre o governo e as forças de segurança reduzem, sim, os índices de criminalidade. “Seguiremos trabalhando e implementando ações, como a realização do concurso público para mais de 100 vagas para a Guarda Municipal, que será realizado ainda este ano, vamos fazer de Valparaíso o município mais seguro de Goiás”. concluiu.