Destaques

GDF devolve gestão de linhas do Entorno para agência nacional

Ideia é esperar que a ANTT faça a articulação com o estado de Goiás e municípios para só então retomar o gerenciamento do transporte semiurbano

O Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu devolver a gestão do Serviço de Transporte Interestadual Semiurbano de Passageiros (linhas do Entorno) para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A decisão foi anunciada pelo secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, durante entrevista ao CB Poder, do Correio Braziliense, nesta terça-feira (6).

De acordo com o secretário, o GDF vai esperar a criação de um consórcio entre os entes federativos, que deverá incluir o Distrito Federal, o estado de Goiás e os municípios do Entorno.

“Vamos aguardar esse pacto para continuar contribuindo para a melhoria do transporte do Entorno”, afirmou Casimiro. Segundo ele, o GDF “se coloca à disposição para continuar ajudando, mas com a gestão do semiurbano (centralizada) na ANTT”.

O GDF assumiu as linhas do semiurbano em junho de 2021, por meio do convênio 001/2020, pelo qual a ANTT delegou as competências para a gestão, regulação e fiscalização do transporte público coletivo entre Brasília e o Entorno.

Em fevereiro de 2022, a agência nacional autorizou reajuste das passagens, mas o GDF decidiu não reajustar as tarifas e determinou que as transportadoras providenciassem melhorias para o setor.

Uma das melhorias determinadas pelo GDF foi a aquisição de equipamentos necessários para o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA Semiurbano). Com os equipamentos, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) teria como fazer o controle da quantidade de passageiros, classificar os usuários por categoria, além da coleta automatizada dos dados para subsidiar o planejamento do serviço.

*Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *