Destaques

Fórum Gerontológico de Goiás, em Valparaíso, destaca a importância do respeito e da valorização à pessoa idosa

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26, em Valparaíso de Goiás, no Entorno de Brasília, o IV Fórum Legislativo Gerontológico do Estado de Goiás, que tem como tema “Educando para gerar respeito”, promovido pela Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Alego, presidida pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos). A realização do fórum na cidade faz parte das comemorações dos vinte e oito anos de emancipação política de Valparaíso.O presidente da comissão abriu o evento ressaltando a importância desse tema “Educar para gerar respeito”, abordado em fóruns anteriores e que ainda serão tratados nos próximos eventos. “Ainda estamos no mês de junho, que é o mês de conscientização à violência contra a pessoa idosa. Entendemos que a melhor maneira de acabar com a violência contra a pessoa idosa não é só denunciar, mas promover políticas públicas relacionadas à saúde. Educar para gerar respeito é o nosso objetivo, pois educando trazemos conhecimento, geramos respeito e diminuímos todo tipo de preconceito contra qualquer pessoa”.

O presidente da Câmara Municipal de Valparaíso, Flávio Lopes, deu boas-vindas aos presentes e falou da importância de um fórum como esse para conscientizar as pessoas sobre os idosos. “Quero parabenizar o deputado Ricardo Quirino pela iniciativa do fórum, e espero que em nosso país exista cada dia mais políticas públicas para valorizar à pessoa idosa”.

No seu discurso, o organizador do fórum na cidade, Vicenildo Medeiros, falou da necessidade de discussões como esta. “A pessoa idosa tem sofrido bastante em nosso país com muita discriminação em várias áreas, e, quando a gente assume esse fórum para tratar da pessoa idosa,  a gente tá  contribuindo para uma maior  qualidade de vida dessas pessoas que já doaram sua vida em vários momentos”.

“Todo idoso que tem essa coroa, os cabelos brancos ou não, tem uma história e merece seu respeito por tudo que fez e ainda faz por sua família e por todos os outros, devemos fugir do romantismo e tratar o idoso com todo respeito. ”, disse a assistente social e gerontóloga, Adriana Silveira, que contribuiu no fórum com a palestra ‘A Contribuição da Pessoa Idosa para a Sociedade’.

O mestre de karetê Doni, têm 63 anos, e é o idealizador do projeto “Karetê na Grama”, que atende cerca de 70 pessoas entre 6 e 70 anos na cidade de Valparaíso de Goiás. Ele não se considera um idoso, mas um jovem com uma juventude mais longa que alguns. “Meu conselho aos amigos que já tem uma certa idade e se sentem velhos é que façam um esporte para ajudar a ter uma qualidade de vida”.

O criador do projeto “Capoterapia”, mestre Gilvan Andrade, fez uma série de exercícios com os presentes no fórum e falou sobre o projeto que já se espalhou por todo o Brasil. Segundo ele, durante a pandemia foi criado um canal no Youtube para que os idosos pudessem fazer a capoterapia e assim não deixar de fazer seus exercícios físicos. “Espero que o Brasil seja um país que respeite e valorize os idosos”, concluiu o mestre.

*Agência Assembleia de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *