Festival Paralímpico Loterias Caixa é porta de entrada para jovens nas Seleções Brasileiras de base
Crianças e adolescentes que já estiveram no evento compõem equipes nacionais das mais variadas modalidades; segunda etapa da ação acontecerá neste sábado, 23, nas 27 unidades federativas do Brasil
O Festival Paralímpico Loterias Caixa, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para proporcionar práticas de modalidades paralímpicas a crianças e jovens de 8 a 17 anos, é uma porta de entrada para atletas nas Seleções de base. E, neste sábado, 23, milhares de pessoas terão mais uma oportunidade de aproveitar a ação em 118 localidades nas 27 unidades federativas do país.
O projeto foi criado para celebrar o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado no dia 22 de setembro, mas por conta da pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e acompanhará o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é celebrado em 3 de dezembro.
Em Valparaíso de Goiás, o 2° Festival Paralímpico Loterias Caixa, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), aconteceu na manhã deste sábado, 23, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e apresentou modalidades paralímpicas de maneira recreativa e lúdica para crianças com e sem deficiências.
O prefeito Pábio Mossoró esteve prestigiando o evento acompanhado da secretária Rudilene Nobre, do presidente da Câmara Municipal, Flávio Lopes, dos demais vereadores e autoridades. “Foi uma alegria estar ao lado de crianças e jovens mais que especiais, que nos motivam e enchem de orgulho”, disse o gestor municipal.
Os objetivos do Festival são difundir o Movimento Paralímpico por todo o território nacional e promover a interação por meio do esporte, de forma criativa e inclusiva. Podem participar crianças e jovens com idade de 8 a 17 anos, sendo que cada núcleo irá receber até 20% de inscritos sem deficiências.
*Fotos: SECOM