Fazedores de Cultura se reúnem em Cidade Ocidental
Nesta sexta-feira, com a participação de gestores municipais, estaduais e federais, a 1ª Conferência de Cultura, em Cidade Ocidental, cumpriu com o seu objetivo de promover debates e eleger propostas que fortaleçam a cultura local.
“A cultura define quem somos. Por isso, precisamos continuar investindo na cultura da nossa cidade que é rica. Faltava investimento e incentivo. E essa gestão é comprometida com isso.”, afirmou o secretário municipal de educação e cultura, Anderson Luciano.
Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a Conferência foi dividida 3 em eixos temáticos: I – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; II – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; III – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade.
“Esse processo é fundamento. É o momento de encontro entre sociedade civil e poder público numa unidade”, reforçou o coordenador estadual do MEC, Milton José, sobre a importância da realização dos debates.
Cada eixo gerou um campo de debate onde a comunidade artística pôde propor ações e deliberar sobre a eleição dos de delegados que representarão os segmentos na etapa subsequente da Conferência. Além disso, os resultados pautados serão levados para a Etapa Estadual da Conferência, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas e aprimoramento do setor cultural como um todo.
“Nossa cultura está nas mãos de pessoas competentes que entendem e, respeitam os diferentes segmentos artísticos”, disse, Lulinha Viana.
Estiveram presentes na Conferência o vice-prefeito, Lulinha Viana, o presidente da Câmara Municipal, Saulo Budin, o secretário municipal de educação, Anderson Luciano, os secretários municipais, Sanches Paiva e Rivadávia Neto, e o coordenador de Ações Culturais e Artística da Casa de Cultura e Juventude de Goiânia, Claudismar Cdjota. Por parte do governo federal, estiveram presentes o coordenador de capacitação e qualificação profissional do MEC, Ângelo Raniere e o coordenador estadual do MEC, Milton José.
*Com informações assessoria