Destaques

FAÇA BONITO: Prefeitura de Valparaíso realiza Caminhada Em Combate Ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Ação “Faça Bonito” teve o intuito de mobilizar e sensibilizar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos desse público alvo.

Nesta quinta-feira, o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Tutelar e Conselho de Direitos da Criança e Adolescente, promoveu nas vias do bairro Jardim Céu Azul, a Caminhada “Faça Bonito”.

A ação aconteceu em alusão ao 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Também marcaram presença, lideranças comunitárias, estudantes e moradores de nossa cidade que abraçaram esse nobre causa.
O objetivo da campanha é ressaltar a responsabilidade do poder público e da sociedade, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios.
Esse 18 de maio é uma data importantíssima para ressaltar a importância de proteger as nossas crianças e adolescentes de qualquer forma de violência. O abuso e a exploração sexual são crimes que deixam marcas profundas e precisam ser denunciados. Temos diversos meios para fazer a denúncia, como procurar o Conselho Tutelar ou delegacia mais próxima ou ligar para o Disque Denúncia no número 100”, afirmou o prefeito Pábio Mossoró.
Todos os anos nós realizamos essa caminhada para lembrar da importância de se combater a violência sexual contra as crianças e adolescentes. Pra mim é muito importante participar desse ato. Vamos juntos combater esse mal e garantir o direito à vida”, disse o secretário de Assistência Social, Zé Antônio.
Segundo 0 secretário municipal de Assistência Social, Zé Antônio Ribeiro, a questão da violência contra crianças e adolescentes é um problema mais sério do que podemos imaginar. “É uma questão muito séria e o nosso dever é proteger as crianças e os adolescentes” disse ele, que na oportunidade agradeceu o apoio do prefeito Pábio Mossoró e do poder legislativo municipal, as autoridades e sociedades em geral presentes na caminhada, organizadores e os apoiadores.
A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como intuito proporcionar maior proximidade e identificação junto à população, proximidade e identificação com a causa. Não se cale! Seja a voz de quem não pode se defender sozinho.
Durante a caminhada os participantes usaram balões, folders informativos, faixas e cartazes para que a ação seja chamada a atenção.
*Da redação / Foto: SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *