EXPANSÃO-Criação de câmpus em Cidade. Ocidental é debatida na UFG
A Reitoria da UFG se reuniu com representantes do município de Cidade Ocidental, na última segunda-feira (6/3). O objetivo do encontro foi a discussão sobre a possibilidade de criação de um câmpus da Universidade Federal de Goiás na cidade, que fica no entorno de Brasília.
Um câmpus da UFG em Cidade Ocidental é tratado desde 2011. No entanto, as negociações sobre essa construção não chegaram a ser concretizadas naquela ocasião. De acordo com a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, e do assessor de Articulação Interinstitucional e ex-reitor da UFG, Edward Madureira, os cortes orçamentários sofridos na área da educação afetaram o planejamento da criação do câmpus.
O deputado federal Rubens Otoni, que participou da reunião, afirmou que recebeu uma sinalização positiva do ministro da Educação, Camilo Santana, sobre a possibilidade de criação deste câmpus.
Fábio Correa, prefeito de Cidade Ocidental, disse que a iniciativa visa favorecer a todos que vivem na região, pois desta forma não precisarão fazer o deslocamento para outros municípios para realizar um curso de ensino superior.
Angelita ressaltou que os próximos passos precisam girar em torno de análises de dados e estudos de viabilidade de implantação do câmpus em questão. Ainda foi ressaltado que a inauguração depende de questões que não passam apenas pela construção dos espaços físicos, como também pela formação de equipes de trabalho que vão atuar no local, além da definição de quais cursos serão abrigados no local.
Também participaram da reunião o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho; o vice-prefeito de Cidade Ocidental, Lula Viana; o presidente da Câmara Municipal, Saulo Budin; o líder de governo, Robson Medeiros; além de vereadores e lideranças políticas do município.
*Com informações assessoria