Estudante de Itumbiara representa Goiás no Jovens Embaixadores 2025
Aluno da 2ª série do ensino médio na rede pública estadual, Nickson Souza Batista, de 16 anos, foi o selecionado para representar o Estado de Goiás no Programa Jovens Embaixadores (PJE) 2025.
O estudante integrará a comitiva de 30 jovens brasileiros que irão participar de um intercâmbio cultural que inclui reuniões com autoridades norte-americanas, lideranças do terceiro setor e visitas a escolas e projetos sociais. Também terão a oportunidade de conhecer a Casa Branca e outros pontos turísticos do país.
A viagem será realizada entre os meses de janeiro e fevereiro do próximo ano e Nickson já tem grandes expectativas para realizá-la. “Essa experiência, com certeza, vai mudar minha vida. Eu irei realizar meu sonho de conhecer os Estados Unidos. Quero aprender o máximo que puder e depois compartilhar minha experiência com minha comunidade, servindo como um exemplo a ser seguido”, afirma ele.
Por um mundo melhor
Um dos requisitos para participar do Jovens Embaixadores é o estudante estar envolvido em ações voluntárias nas áreas social ou ambiental. O projeto de Nickson propõe a redução do descarte inadequado de resíduos sólidos, minimizando os impactos causados no meio ambiente.
A iniciativa do adolescente já colaborou para a reciclagem de grandes quantidades de garrafas e embalagens plásticas, caixas de papelão, metais e até óleo de cozinha usado em seu município. O objetivo das ações é influenciar positivamente nas mudanças climáticas.
Nickson faz questão de destacar que recebeu todo apoio e incentivo de sua escola para participar do programa. E para ele, essa motivação foi decisiva.
“Com isso, percebi que não importa de onde você é e não importa as circunstâncias que você tem, se você estiver disposto a dar o seu melhor de verdade, você irá ter sucesso”.
Jovens Embaixadores
No Brasil, o Programa Jovens Embaixadores (PJE) é coordenado pela embaixada e consulado dos Estados Unidos. O público-alvo da iniciativa são jovens na faixa etária de 15 a 17 anos com bom desempenho escolar, espírito empreendedor e pertencentes a famílias de baixa renda.