Estilista espanhol Paco Rabanne morre aos 88 anos
O estilista espanhol Paco Rabanne morreu aos 88 anos. A informação foi confirmada nesta 6ª feira (3.fev) pelo grupo que controla a marca, no Twitter.
“A Casa de Paco Rabanne deseja homenagear nosso visionário designer e fundador que faleceu hoje aos 88 anos. Entre as figuras da moda mais seminais do século 20, seu legado continuará sendo uma fonte constante de inspiração.”, lamentou a marca
Nascido em 1934, em Guipúzcoa, na Espanha, Francisco Rabaneda Cuervo, mundialmente conhecido como Paco Rabanne, mudou-se com a família para França quando tinha apenas quatro anos, refugiado da Guerra Civil Espanhola. Filho de uma costureira da Casa de Balenciaga, ele estudou arquitetura em Paris, mas logo se aventurou no mundo da moda. Em seus primeiros anos, desenhou acessórios para estilistas como Givenchy, Dior e o próprio Balenciaga.
Mas foram suas primeiras coleções, na década de 1960, que surpreenderam pelo uso de materiais inusitados e o transformaram em um ícone da moda feminina moderna. Sua primeira linha de alta-costura, em 1966, foi entitulada de “The Unwearables” (Inusável, na tradução livre), quando ele lançou vestidos feitos de plástico, papel e metal.
A inovação o levou a ser um dos criadores do movimento da Era Espacial, com os estilista André Courrèges e Pierre Cardin. O trio influenciou uma década inteira.
Os desenhos de Paco também apareceram em filmes: entre outros, ele criou as roupas que Jane Fonda usou em ‘Barbarella’. O uso do material o levou a ser apelidado de ‘Metalúrgico da Moda’, por Coco Chanel
Em 1968, colaborou com o grupo Puig e produziu as primeiras fragrâncias Paco Rabanne, que tornaram-se conhecidas mundialmente.
Rabanne faleceu em sua residência, em Portsall, na França. A causa da morte não foi divulgada.