Equatorial Goiás realiza mutirão de manutenção em Luziânia, Novo Gama e Santo Antonio do Descoberto
Companhia destaca que está trabalhando para garantir melhoria contínua no fornecimento de energia no Entorno
A Equatorial Goiás inicia nesta segunda-feira (27) um grande mutirão de manutenção na rede elétrica dos municípios de Luziânia, Novo Gama e Santo Antonio do Descoberto. A ação vai beneficiar mais de 50 mil clientes e tem como objetivo garantir a qualidade do fornecimento de energia.
A companhia destaca que está intensificando o trabalho de podas de árvores e galhos que estão próximos a rede elétrica de forma preventiva. Este reforço tem como objetivo reduzir as ocorrências de toque ou queda de vegetação que danificam a fiação e é um dos principais motivos que levam à falta de energia, principalmente no período chuvoso.
Adicionalmente, a força tarefa está atuando em manutenção em equipamentos, incluindo a correção de defeitos, troca de equipamentos como isoladores e chaves, limpeza de faixas de servidão, que também evitam que a vegetação entre em contato com a rede, além de inspeção detalhada em toda a rede do município. A ação conta com apoio das Prefeituras, que apoiarão as equipes da companhia durante o mutirão, além de realizar o recolhimento dos galhos e árvores que estão sendo podados.
O gerente técnico da Equatorial Goiás, responsável pela manutenção da rede do Entorno, Adriano César de Oliveira, reforça que a companhia está intensificando suas ações preventivas com foco em reduzir as interrupções do serviço na cidade. “Em todo o Estado temos cerca de 230 mil quilômetros de redes aéreas, isso significa que lidamos com uma rede muito extensa, sujeita a eventos climáticos de todo o tipo, como queimadas, tempestades, raios e ventanias. Por isso precisamos atuar rápido e de forma estratégica nas inspeções, correções de defeitos e anomalias, poda e limpeza de faixa, o que ajuda muito a reduzir as interrupções no fornecimento de energia”, explica.
Santo Antonio do Descoberto
Além do mutirão, o município vai ser beneficiado com a entrada em operação de dez novos circuitos alimentadores, que irão levar para os clientes da cidade a energia elétrica proveniente da Subestação Santo Antonio do Descoberto, inaugurada em 2022. “A companhia investiu cerca de R$ 8 milhões na construção desses alimentadores, que vai levar mais confiabilidade ao serviço oferecido na cidade. Adicionalmente, a distribuidora investiu R$ 23 milhões na obra da subestação e de uma nova linha de distribuição de alta tensão de 5,7 quilômetros de extensão. Certamente nunca houve investimentos tão expressivos para melhoria do atendimento aos nossos clientes de Santo Antonio”, comenta Adriano.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são mais de 3 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².