Empresa holandesa, Bluem, chega ao Brasil apostando em práticas ESG
A agenda ESG (governança ambiental, social e corporativa) é um dos pilares que vem ganhando força e deve entrar ainda mais no circuito de negócios das empresas para 2023, independentemente do setor, tamanho e país de atuação.
Um dos conceitos fundamentais é a sustentabilidade que se aplica diretamente em evitar a poluição e praticar o consumo consciente. E isso se aplica a tudo, inclusive a hábitos simples, como escovar os dentes.
A pasta de dente, segundo especialistas, contém substâncias que prejudicam os rios.
Um cálculo feito por pesquisadores demonstra que, se metade da população do país escovar os dentes três vezes ao dia, 100 toneladas de resíduo poluidor serão produzidas em um ano. Um risco para plantas e animais aquáticos a curto, médio e longo prazo.
O pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Elson Longo explicou o caminho do resíduo que sai da pasta de dente. “Vai para os rios e lagos e depois, finalmente, para o mar”, disse.
O cirurgião-dentista e CEO da Bluem Brasil, Eduardo Delage, diz que em seus anos de carreira foi preciso repensar como aplicar no Brasil as práticas adotadas em outros países, pensando na sustentabilidade e bem-estar de quem usa. “Conheci a Bluem em sua terra natal, a Holanda. Os princípios da empresa são reflexo da cultura e política holandesa. O país é muito ativo na ordem mundial, sendo a sede da Corte Internacional de Justiça, do Tribunal Penal Internacional, da Organização para Proibição de Armas Químicas e da Agência de Inteligência da Europa. É signatária do Protocolo de Kyoto, que propõe a redução da emissão de gases do efeito estufa, membro-fundador da União Europeia e integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Então essas práticas”, afirma Delage, responsável por trazer a Bluem há 3 anos ao Brasil.
Os produtos desenvolvidos pela empresa são a base de oxigênio ativo em sua fórmula, uma tecnologia 100% sustentável.
O oxigênio ativo é um componente bactericida com a capacidade de aumentar o metabolismo celular, aumentar a síntese de colágeno, estimular os fatores de crescimento das células e a formação de novos vasos sanguíneos, resultando em uma melhor cicatrização e melhora na saúde bucal.
As embalagens também Bluem foram pensadas para serem recicladas de maneira direta, inclusive algumas delas podem ser reutilizáveis.
Enquanto isso, os produtos encontrados nas prateleiras dos supermercados utilizam-se de propriedades nocivas ao ser humano e ao meio-ambiente, como Lauril éter sulfato de sódio, o Triclosan e o Flúor.
O Lauril éter sulfato de sódio é o agente de limpeza presente no creme dental.
Quando essa substância vai parar rios e lagoas através do despejo de esgoto, ela diminui a disponibilidade de elementos na água necessários à vida no habitat específico, causando morte de organismos vivos de diferentes níveis tróficos.
O Triclosan é o ingrediente responsável por combater o crescimento de bactérias nas pastas, mas pode causar reações alérgicas aos humanos. Além disso, diversos estudos têm sido realizados e apontam que essa substância pode enfraquecer células musculares de nossos organismos, bem como causar complicações aos peixes. E, quando despejado em rios e lagos através do esgoto, ela promove a seleção de bactérias mais resistentes, causando também outros distúrbios ao habitat e em animais.
Já o flúor é muito usado para manter a saúde bucal, aumentando a resistência ao aparecimento de cáries.
As fontes de flúor são basicamente a água potável e os alimentos que foram produzidos e processados com água fluoretada, além do creme dental. Apesar de ser necessário ao organismo, o flúor, quando em excesso, pode causar manchas brancas nos dentes, osteoporose e até mesmo a morte por envenenamento. O flúor é um elemento tóxico aos humanos e à natureza, que também sofre danos quando levado por esgoto.
A empresa chegou ao Brasil diante do mercado consumidor em alta e a busca por empresas adeptas a práticas conscientes e sustentáveis. “Proteger a natureza, cuidar do meio ambiente e atender aos ditames ambientais internacionais na produção e, na medida do possível, reduzir os impactos das emissões de gases do efeito estufa tem sido a bandeira verde na nossa política”, assegura Delage.
Sobre a Bluem
Eduardo Delage é um dos sócios-fundadores responsáveis por trazer a Bluem ao Brasil. William Oliveira, Diretor de Novos Negócios da Bluem Brasil, responsável pelas “key account”, novas parcerias com grandes clientes.
A marca foi fundada em 2010, na Holanda, e hoje está presente em mais de 50 países, e desde 2015, no Brasil. Em 2020, a empresa abriu fábrica própria nacional.
Creme dental, gel, espuma e enxaguatório bucal apresentam fórmula exclusiva baseada em oxigênio ativo e lactoferrina indicada para uso no pré, durante e pós cirurgias, e no uso diário para a melhora da saúde bucal.
A linha de produtos Bluem, ganhou pelo quinto ano consecutivo na Holanda, o prêmio BEST PRODUCT OF THE YEAR, sendo os principais produtos vencedores da categoria, do prêmio anual, o Creme oral com três prêmios 2017 -2021 e 2022, Enxaguatório bucal 2018 e a Espuma oral em 2020.
*June Tomás