Emoção na Avenida: Desfile Cívico marca aniversário de 29 anos de Valparaíso de Goiás
Com o tema “Eu amo, eu cuido”, o evento contou com a participação das escolas públicas, servidores públicos municipais, projetos sem fins lucrativos, culturais, educacionais e sociais, além das forças de segurança e demais entidades desfilando e animando o maravilhoso momento festivo.
A Avenida das Palmeiras, mais uma vez foi palco do tradicional Desfile Cívico que marca as comemorações do aniversário de 29 anos de emancipação político-administrativa de Valparaíso de Goiás. O Desfile aconteceu na manha de sábado, 15, e reuniu grande público que se deslocou à avenida para prestigiar as apresentações divididas em 39 pelotões.
A temática escolhida em 2024, teve como objetivo conscientizar a população a cuidar da cidade, buscando transformar os cidadãos em agentes no processo de mudança de cultura, em prol do bem da cidade e de todos que nela habitam. Além disso, buscar expressar o amor por cada bairro e morador de Valparaíso, respeitando a sua história e raízes.
A cerimônia teve início com o Hino Nacional e com o Hino de Valparaíso de Goiás apresentados pela orquestra sinfônica Chiquinha Gonzaga, da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte (SMCE) e em seguida, o prefeito Pábio Mossoró deu início ao desfile com um breve discurso.
“O nosso 15 de junho foi memorável. O desfile cívico militar realizado na manhã deste sábado levou para a Avenida das Palmeiras amostras especiais de tudo que construímos nestes últimos anos. Nossa gratidão e parabéns a você que nasceu ou escolheu Valparaíso de Goiás para ser o seu lar. Vamos juntos deixar Valparaíso muito mais acolhedora, atrativa e bonita para todos. A felicidade sempre sorri a quem tem o coração livre de maldade e aberto para o bem. Agradeço a confiança de todos e deixo os meus parabéns pelos 29 anos de Valparaíso de Goiás”, disse o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró.
O primeiro pelotão, formado pelas Escolas Vivendo e Aprendendo, Carolina Maria de Jesus e Ayrton Sena, uma grande reflexão: O seu poder é ser você
Um momento de muita emoção e recordação, no desfile das escolas Angélica Costa, Creusa Góes, Helena Ferreira de Farias e Sergio Groff, com o tema: Uma Escola para Chamar de Minha, recordando os pioneiros valparaisenses que tanto se emprenharam pelo desenvolvimento da cidade e deixaram um legado de muita luta e determinação.
Aa Escolas Rui Barbosa, Leonino de Jesus e Nelson Mandela entraram na Avenida com Valparaisidades: Pertencendo a este Futuro Presente.
Somos escolas premiadas. Somos Top 10, disseram as Escolas Maguito Vilela e Maria Nascimento Paiva, mostrando a evolução da Educação em Valparaíso de Goias.
É o Poder da Educação Florescendo Resultados, reforçaram as Escolas Arminda Mattos, Elvis Cavalcante, Madre Paulina e Mônica de Fátima.
As Escolas Casinha Feliz e Monteiro Lobato reforçaram: Aprenda, Empreende e Cresça. Cada profissão tem uma voz transformadora.
Um momento de muita positividade com as Escolas (EJA) Céu Azul, Leonino de Jesus, Maguto Vilela e Natielly Laynon.
Dá licença, vou passar, foi o tema apresentado pelas Escolas CAIC, Projeto Revitalizando e APAE, CIEI
As Escolas Antônio Carlos Assis, Professora Ivanilza e Zacarias Castrillo, deixaram o recado: Não Pule a Infância, Pule Corda
Uma história escrita sobre ValParaísos encantados, foi o que mostraram as Escolas Aquarela das Letras, Mestre Sabá, Pedacinho do Céu e Vó Messias.
Um convite aos valparaisenses> Venha com a Gente conhecer o Céu de Valparaíso, com as Escolas Maria Marluce, Mundo Mágico, Pró Saber e Reino Encantado.
Tu Te Tornas Eternamente Responsável por Aquilo que Cativas, reforçaram as Escolas Os Banguelas e Paraíso dos Sonhos.
Uni, Duni, Tê! O escolhido foi VOCÊ!, apontaram as Escolas Cecília Meireles, Janete Cardoso, Primeira Infância e Semeando o Saber.
As Escolas Casinha Feliz e Monteiro Lobato, apresentaram um tema que está sendo muito comentado em todas as áreas Inteligência Artificial. Viva a Virtualidade.
As Escolas João da Silva Filho e Natielly mostraram que O mundo é feito de Matemática
Brasil, Uma Aldeia Viva, foi o tema das Escolas Judite Maria e Antônio Bueno
As Escolas Ulisses Guimarães e Servos da Rainha, lembraram que O respeito e o amor não envelhecem.
Nós temos um recado para sua Voz. Vamos ecoar, com as Escolas Céu Azul e Cora Coralina
As Escolas Marcos Salerno e Eunice Machado, lembraram que Investir no Esporte é acertar no Alvo da Cidadania.
Com sua mente em paz, você pode mais, lembraram as Escolas Divina Lourenço e Valparaíso 1E, mostrando a importância do cuidado com a saúde mental.
Valparaisenses, Faça Ecologizar essa Ideia, foi o recado as Escolas Paulo Freire, Ieda de Jesus, Avelino Jove Santa Rita.
Um papo cultural na sintonia das Linguagens, foi mostrado pelas Escolas de Línguas e Escola de Música Adilson
Menezes.
Um momento de emoção com os alunos e coordenadores do NAPPE, Saber ouvir para ver as palavras, saber ver para ouvir os gestos.
A Academia Valparaisense de Letras entrou na Avenida enfatizando Porque há o direito ao grito, então eu grito.
Foi um desfile emocionante e que mostrou as raízes valparaisenses! O resultado desse desfile é fruto de um trabalho realizado com amor, carinho, dedicação e respeito, acima de tudo, que culminou, mostrando na Avenida a belíssima história da cidade.
Viva Valparaíso de Goiás, a Cidade Pérola do Entorno!.
*por Rosângela Meri / Fotos SECOM e JD