Destaques

Eleitos em 2022 são diplomados em cerimônia do TCE Goiás

Na lista estiveram dois deputados estaduais que conquistaram o direito após recontagem dos votos pelo TRE Goiás

A cerimônia foi dirigida pelo presidente do TRE-GO, desembargador Carlos Escher, e contou com a presença do vice-presidente do TCE-GO, Celmar Rech, na mesa de trabalhos.

A diplomação dos eleitos está prevista no Código Eleitoral e se refere ao ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega do diploma devidamente assinado. Com a diplomação os eleitos se habilitam à posse e ao exercício do mandato que postularam.

Os deputados estaduais e federais, senador, governador e vice-governador de Goiás eleitos no pleito de outubro deste ano receberam diplomas que atestam o direito ao cargo. Um evento reuniu autoridades em evento na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na manhã desta segunda-feira, 19. Reeleito, Ronaldo Caiado  participou por videoconferência por ainda estar se recuperando de uma cirurgia no coração.

Ao todo, 61 políticos foram confirmados como vitoriosos nas urnas, sendo 41 deputados estaduais, 17 deputados federais, o senador Wilder Morais (PL), o vice-governador Daniel Vilela e o governador Caiado. Sem o processo, nenhum eleito pode tomar posse do mandato, que está prevista para às 17 h no plenário da Assembleia Legislativa. A realização do evento ocorre após o prazo de questionamento e de processamento do resultado das eleições, mas tem data limite de 19 de dezembro do ano do pleito.

Na cerimônia, dois deputados participaram após serem reconhecidos durante recontagem dos votos que teve resultado divulgado há pouco mais de uma semana pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO). O revés ocorreu porque as candidaturas deles foram aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após as eleições. Ao final, George Morais entrou no lugar de Thiago Albernaz e Fred Rodrigues assumiu a vaga de Cristóvão Tormin. TRE fez recontagem porque o TSE aprovou as candidaturas deles depois da eleição

Compõem a mesa de solenidade de diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições Gerais de 2022 as seguintes autoridades:

Presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos

Vice-presidente do TRE-GO, desembargadora Amélia Martins de Araújo

Juiz Juliano Taveira Bernardes

Juíza Mônica Cezar Moreno

Juíza Ana Claudia Veloso Magalhães

Juiz Ademir Teixeira Peres Júnior

Governador Ronaldo Caiado (por videoconferência)

Vice-governador eleito Daniel Vilela

Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga

Deputado estadual Cairo Salim (representando o presidente da Alego)

Desembargador Daniel Viana Júnior

Presidente do TCE, Salmo Marques Mesquita

Procurador Regional Eleitoral de Goiás, Célio Vieira

Presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins

Durante a cerimônia de diplomação o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Francisco Campos, destacou que a solenidade marca a coroação das escolhas da população do estado que manifestou sua livre vontade nas urnas. 

“Como presidente da corte eleitoral gostaria de expressar formalmente minha profunda gratidão e reconhecimento a todos que contribuíram para o resultado desta missão”, salientou o desembargador. 

Ele enalteceu o trabalho dos mesários. “Ofertaram sua disposição para acolher os eleitores nas duas fases do certame. Os eleitores de Goiás são os grandes protagonistas disso. Estendo o tributo a eles que depositaram nas urnas suas esperanças de um futuro virtuoso”, destacou.   

“Os eleitores foram votar porque confiam no sistema eleitoral brasileiro. Por meio desta solenidade de diplomação é que a Justiça Eleitoral reconhece a legitimidade da eleição de cada um dos eleitos. Agora terão a oportunidade de escrever novos capítulos da história”, acrescentou.

Em seu discurso feito por videochamada, Ronaldo Caiado agradeceu os votos que recebeu e destacou que é um “defensor intransigente da democracia”. Ele também destacou os feitos do primeiro mandato.

“A diplomação traz muito mais deveres do que direitos. Devemos governar e legislar sempre consultando nossas consciências e respeitando a independência do poderes e setores da sociedade que se organizam para defender seus interesses”, disse.

O vice-governador eleito, Daniel Vilela, avaliou que o próximo mandato começa com uma situação fiscal mais confortável e equilibrada do que no início do primeiro mandato do governador, em 2019. Ele ainda falou que já está recebendo algumas “missões” de Caiado.

“Acredito que será assim ao longo dos próximos quatro anos. Vou estar sempre pronto para colaborar, esse é o papel do vice-governador. Sempre que chamado, estarei à disposição para colaborar”, afirmou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *