Eduardo Prado parabeniza criação do Instituto Médico-Veterinário Legal, em Goiás, e propõe Hospital Público Veterinário
O IML-VET, projeto de autoria do deputado Prado, representa um marco importante para a Polícia Científica do Estado de Goiás. Atuante na causa animal, Delegado Eduardo Prado também realizou investimento expressivo de quase R$ 350.000,00. A nova estrutura desempenha um papel crucial na proteção dos direitos dos animais e possui como principal função auxiliar as autoridades por meio de exames especializados, tanto em animais vivos quanto em casos de óbito, contribuindo, assim, para a elucidação de crimes de maus-tratos, envenenamento, asfixia, dentre outros.
O IML-VET vem ao encontro do compromisso do deputado Eduardo Prado com a causa animal e sua atuação incansável na Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. O projeto, respaldado pela Lei n° 5.517, de 1968, reconhece a importância do médico-veterinário na investigação de crimes contra a fauna, destacando suas atribuições, como a peritagem sobre animais em questões judiciais.
Durante a cerimônia de inauguração, o delegado expressou seu agradecimento ao governador, por atender ao requerimento da frente parlamentar, e destacou a relevância do IML-VET na luta contra crimes envolvendo animais. Além disso, o deputado apresentou um novo projeto de lei para a criação do Hospital Público Veterinário do Estado de Goiás, visando a atender animais de rua e aqueles em situação de vulnerabilidade.
O Hospital Público Veterinário proposto terá como objetivo coordenar políticas de castração em todo o Estado, atendendo a animais em situações de vulnerabilidade. Em um gesto exemplar, o deputado Eduardo Prado anunciou a destinação de meio milhão de reais para realização de castrações em 2024, reforçando seu compromisso com a causa.
O deputado Prado reafirma seu empenho na luta pelos direitos dos animais e espera contar com o apoio da sociedade e de demais órgãos públicos para a concretização do Hospital Público Veterinário do Estado de Goiás.