Politica

Dia Nacional do Imigrante Italiano será comemorado em Nova Veneza, com participação da Comissão de Turismo

Presidida pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade), a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) participa, nesta quarta-feira, 21, data em que se comemora o Dia Nacional do Imigrante Italiano, os 150 anos da imigração no Brasil e 112 em Nova Veneza, de festa na cidade de origem europeia.

A programação começa às 17 horas, com a recepção dos convidados no portal de entrada de Nova Veneza. No local, autoridades públicas e representantes das famílias venezianas vão descerrar a placa em alusão ao título de Capital Italiana de Goiás, com o corte de fitas, simbolizando a entrada no município, que teve início com a colônia dos italianos.

As comemorações seguem na Praça João Stival, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade e trazida na bagagem dos italianos. No Mercatino de Veneza, comidas típicas serão ofertadas por empreendedores locais do setor de alimentação. O cardápio estará repleto de pratos italianos, como macarrão, lasanha, nhoque, panquecas, pizzas, risotos, polentas, porpetas, carne de lata, pães, queijos, sucos e vinhos.

Durante o festival, acontecerão apresentações artísticas com canções folclóricas e estilos musicais italianos. Os visitantes também terão a oportunidade de vivenciar a história de Nova Veneza, apresentada em vídeo ilustrado com fotos e outros registros. Um painel com identificação das famílias de imigrantes e também dos moradores da região que acolheram os italianos estará exposto na praça.

Nova Veneza foi reconhecida pela Lei nº 22.518, de 28 de dezembro de 2023, como Capital Italiana de Goiás, por iniciativa do deputado Coronel Adailton. “O município tem forte comércio local e ostenta uma moderna indústria de proteína animal, a São Salvador Alimentos, que gera 1,1 mil empregos diretos e mais de 10 mil indiretos. O turismo também é destaque no município, impulsionado pela cultura italiana que gera fluxo turístico o ano inteiro e pelo Festival Gastronômico Italiano. Realizado há exatos 20 anos, tradicionalmente no mês de maio, o festival atrai mais de cem mil pessoas para a cidade durante a festa”, justifica o texto da legislação.

O evento é uma promoção da Associação Cultural Italiana de Nova Veneza (Acinove), entidade recém-criada com o objetivo de valorizar a cultura italiana da cidade. Mercedes Sátiro, presidente da entidade, acredita que eventos como esse contribuem com o desenvolvimento do município. “Promover a cultura, implementando ações que visem a conhecer a história, as artes, a gastronomia e as pessoas, é uma forma diferente de ver o mundo”, pontua.

*Agência Assembleia de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *