Variedades

Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo

O Dia dos Pais é uma data comemorativa festejada em todo o mundo. O intuito é homenagear todos os pais, homens carinhosos, amorosos, guerreiros, protetores e trabalhadores.

O segundo domingo de agosto é a data reservada no Brasil para homenagear os pais. Aqui, o Dia do Papai foi instituído pelo publicitário Sylvio Bhering em 1953, na época diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo, conforme registros do site de memória da empresa de comunicação

Origem do Dia dos Pais

A criação da data comemorativa foi realizada nos Estados Unidos e a partir de então se expandiu para o mundo. Entretanto, muito tempo antes temos histórias de homenagem à figura paterna.

Há relatos que apontam para festejos em torno da figura do pai na Antiguidade. Reza a lenda que há cerca de 4 mil anos, na Babilônia, um jovem chamado Elmesu esculpiu uma mensagem para seu pai em argila desejando-lhe saúde e felicidade.

Nos Estados Unidos, depois de um acidente de mineração vitimar mais de 300 homens, no dia 5 de julho de 1908 foi realizada uma homenagem a todos os pais que faleceram no acidente. A iniciativa foi da filha de um pastor chamada Grace Golden Clayton, mas aconteceu apenas naquele ano.

Também nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd (1882-1978) teve uma ideia ao ouvir uma mensagem referente ao dia das mães, comemorado desde 1860 no país. Inspirada na atuação de Ann Reeves Jarvis para reconhecer a data, ela decidiu fazer uma homenagem ao seu pai, William Jackson Smart (1842-1919).

O pai de Sonora tinha sido guerreiro e veterano na guerra civil. Ela nutria grande amor e admiração por ele ter criado os seis filhos depois de sua esposa morrer no parto da última gestação. A data escolhida para a celebração seria o aniversário do seu pai.

A comemoração, entretanto, não foi aceita imediatamente em todo o país. Enquanto o dia das mães foi legitimado em 1914, o Dia dos Pais (Father’s Day) só veio a ser reconhecido pelo presidente Lyndon B Johnson em 1966. A data, porém, foi oficializada pelo presidente Richard Nixon (1913-1994) apenas em 1972.

Atualmente, a data é festejada no terceiro domingo de junho em diversos países do mundo. Além dos Estados Unidos, também na Inglaterra, Canadá, França, Países Baixos, Macau, Malásia, África do Sul, Argentina, Peru, México, Chile, Equador e Índia.

Outros países

As especificidades da data escolhida para o Brasil fazem com que o país seja um dos únicos a homenagear os pais em agosto. A data mais disseminada no mundo, reconhecida em pelo menos 70 países, é o terceiro domingo de junho, uma história que começa nos Estados Unidos.

“Padronizou de ser no terceiro domingo, que até era um dia mais fácil das famílias estarem juntas e de vivenciarem o propósito do Dia dos Pais, que é justamente essa união, a comunhão. Como os Estados Unidos são um país que dita tendências, muitos países acabaram seguindo essa determinação deles”.

Outros países têm datas próprias para a comemoração. Conheça algumas delas:

  • 19 de março – Portugal, Angola, Bolívia e Itália;
  • 23 de fevereiro – Rússia;
  • 21 de junho – Grécia e Noruega;
  • Primeiro domingo de setembro – Austrália e Nova Zelândia;
  • Segundo domingo de novembro – Suécia, Finlândia e Estônia.

Portugal, por exemplo, escolheu a data por influência da tradição católica. No dia 19 de março também é dia de São José, “pai terreno” de Jesus.

Dia dos pais no Brasil

Inicialmente, a data era comemorada em 16 de agosto, que era o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus. A comemoração foi celebrada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

A data no país foi idealizada pelo publicitário Sylvio Bhering, tanto para reconhecimento da figura paterna quanto para fins comerciais como já acontecia com o dia das mães.

Com o passar dos anos, o segundo domingo de agosto é que se tornou o dia da comemoração, pois o fim de semana é mais propício para reunir as famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *