Dia do Vira-lata é comemorado neste 31 de julho
Muita gente não sabe, mas neste domingo (31 de julho), é comemorado o dia Nacional do Vira-Lata. Portanto, se você é tutor de um SRD, já pode comemorar e levar seu peludo para um passeio ou oferecer um petisco saboroso!
Características especiais dos vira-latas
É claro que no dia feito especialmente para eles, não deixaríamos de enaltecer todas as qualidades desses peludos que amamos. Veja as características que marcam os SRDs:
- São menos suscetíveis a doenças hereditárias: pelo fato de não possuírem raça definida, eles têm menos chances de herdar alterações genéticas vindas dos pais ou parentes, mas não se engane, pois eles podem ser acometidos por outras doenças;
- São muito inteligentes: provavelmente você já deve ter visto nas redes sociais, alguns vídeos que provam a inteligência dos SRDs, não é mesmo?
- Se adaptam no ambiente onde vivem e gostam de crianças: tanto os gatos quanto os cães sem raça definida, se adaptam facilmente em novos lares, devido ao fato de terem morado nas ruas, geralmente. Além disso, vivem em harmonia com crianças, outros pets e pessoas idosas;
- São populares: de acordo com um levantamento realizado pela DogHero, empresa do Grupo Petlove, 95% dos gatos dos brasileiros são vira-latas e os cães também lideram o ranking de popularidade e olha que o total de cães e gatos no Brasil ultrapassa os 1.8 milhão de animais;
- Eles têm dois dias no ano feito especialmente para eles: no Brasil, o Dia do Vira-Lata é comemorado hoje e nos Estados Unidos é comemorado no dia 02 de Dezembro, sendo assim, o dia Internacional do Vira-Lata.
A importância da adoção
Parece ser um tema óbvio, não é mesmo? Mas ainda vemos muitos animais abandonados nas ruas e a maioria esmagadora são cães e gatos vira-latas.
Por mais que a fama deles seja de resistência por viverem em situações, muitas vezes, terríveis, se forem acometidos por doenças infecciosas ou virais, quando filhotes ou adultos, pode ser fatal. Isso porque eles não são vacinados, se alimentam do que encontram nas ruas e são infestados por ectoparasitas.
Adotá-los e respeitá-los é um ato de amor, pois eles merecem um lar e tudo do bom e do melhor, necessitam de acompanhamento veterinário e alimento feito especialmente para ele.
Se procura um companheiro fiel, adote!