Politica

Deputado Fernando Curado fala, à TV Alego, sobre medicina e atividade legislativa

Cardiologista e parlamentar integrante de uma família repleta de médicos e políticos, o deputado Fernando Curado (PRTB) falou, em entrevista à TV Alego, sobre as duas carreiras que exerce e os impactos que elas têm na vida dos cidadãos. A entrevista foi concedida à apresentadora Luciana Martins, no programa Ação Parlamentar.

Suplente imediato da chapa do PRTB eleita em 2018, Curado tomou posse na Assembleia Legislativa de Goiás em 11 de outubro de 2022, após pedido de licença de quatro meses do deputado Wagner Neto para tratamento de saúde. Sua atuação na Alego termina nesta terça-feira, 31, com o final da 19ª Legislatura.

“Acredito que as pessoas vão ter cada vez mais consciência dos políticos que elas vão colocar nesta Casa de Leis. É daqui que, muitas vezes, sai o preço de um alimento de supermercado, de combustível, de material escolar, uma melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Temos que ter os olhos voltados para cá”, disse Curado.

Entre suas contribuições como deputado, ele destacou algumas relacionadas à saúde e outras vinculadas especificamente à região da sua atuação política, o Vale do Araguaia. No primeiro caso, ressaltou a obtenção de itens, como aparelhos de eletrocardiograma, máquinas de raio-X e macas; no segundo, ações como reparo de pontes, asfaltamento de áreas rurais e instalação de pardais em áreas com muitos acidentes.

Curado contou à TV Alego que, vice-prefeito eleito em 2016 em Faina, 210 km a Noroeste de Goiânia, fazia atendimentos gratuitos no município e no Entorno. O deputado criou e mantém a ação social Amigos do Coração. “Na condição de cardiologista, temos um arsenal de coisas que podemos fazer pela população”, pontuou, listando exames, como os de aptidão física e risco cirúrgico e cuidado com doenças como obesidade, diabetes e pressão alta.

Da forte conexão familiar com a política e a medicina, o deputado mencionou o pai e quatro tios que são médicos, além do irmão, cirurgião plástico, e da irmã, dermatologista.

Seu pai, Fernando Curado, foi prefeito por três mandatos na cidade de Faina. Um dos seus tios, Abner Curado, foi prefeito por dois mandatos na cidade de Goiás, e outro, Agenor Curado, foi deputado estadual na 14ª Legislatura (1999-2003).

Seu avô, o médico e advogado Agenor Alves de Castro, foi intendente da cidade de Goiás.

*Agência Assembleia de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *