Deputado Célio Silveira deve ser anunciado como titular da Secretaria do Entorno do DF
O governador Ronaldo Caiado disse que a Secretaria do Entorno não será meramente decorativa, o que agrada o deputado federal pelo MDB
Recentemente, numa conversa com um repórter do Jornal Opção, o deputado federal reeleito Célio Silveira (MDB) disse que, se convidado, aceitará o cargo de secretário de Estado no governo de Ronaldo Caiado.
Há duas opções para Célio Silveira: a Secretaria do Entorno do Distrito Federal (a ser criada) e a Secretaria da Saúde (muito disputada).
O parlamentar sublinhou, na conversa com o repórter, que não quer dirigir uma secretaria meramente decorativa, e sim uma secretaria proativa para que possa ajudar os municípios do Estado e fortalecer sua representação política (que hoje não está apenas no Entorno). Em governos anteriores, o Entorno de Brasília teoricamente até teve o comando de um órgão relevante, na nomenclatura. Porém, na prática, o titular do órgão não tinha força política alguma e acabou por se tornar tão decorativo quanto o cargo.
O médico Célio Silveira não é um marinheiro de primeira viagem. Pelo contrário, foi deputado estadual — presidente da Assembleia Legislativa de Goiás —, prefeito de Luziânia (cidade mais importante do Entorno, espécie de capital da região) por duas vezes e acabou de ser reeleito deputado federal. É o principal líder do Entorno. Trata-se de uma referência.
Em entrevista ao Jornal Opção, na semana passada, o governador Ronaldo Caiado disse que a Secretaria do Entorno terá peso político e administrativo (deve inclusive operar parte dos programas sociais na região). Portanto, não será decorativa.
Dada a informação, é praticamente certo que Célio Silveira deve ser nomeado para dirigir a nova secretaria.
Com a possível ida do emedebista para uma secretaria, possivelmente entre janeiro e fevereiro, o primeiro suplente de deputado federal do MDB, Márcio Corrêa, empresário em Anápolis, deve assumir mandato em Brasília. Ele e Célio Silveira são aliados e amigos. Ao Jornal Opção, o parlamentar informou que planeja ajudar o companheiro de jornada a se tornar deputado.