Destaques

Deputada Dra. Zeli assume o comando da Procuradoria Especial da Mulher

Em solenidade realiza na manhã desta terça-feira, 11, a deputada Dra. Zeli assume o comando da Procuradoria Especial da Mulher. Presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto, enalteceu a atuação das mulheres no Legislativo.

O Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Goiás foi palco hoje da concorrida posse da nova procuradora especial, a dputada estadual Dra Zeli (UB), sendo ela a terceira parlamentar, dentre as quatro que compõem a 20ª Legislatura, a estar à frente da Procuradoria Especial da Mulher. Criada há dois anos pelo atual presidente Bruno Peixoto (UB), a procuradoria é considerada um marco histórico para o Estado e tem uma importância crucial nas políticas públicas de inclusão e empoderamento feminino.

Desde a sua criação, a Procuradoria Especial da Mulher tem a pretensão de trabalhar de forma suprapartidária, alternando a função entre todas as procuradoras especiais adjuntas. A primeira parlamentar a assumir o cargo foi a deputada Rosângela Rezende (Agir) e, depois, a deputada Bia de Lima (PT). Agora, a deputada Dra Zeli assume pelo período de um ano, quando então repassará o cargo para a deputada Vivian Naves (PP).

Além do presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto e das quatro deputadas acima já citadas, na ocasião participaram: o deputado Coronel Adailton (Solidariedade); o deputado Cristóvão Tormin (PRD); o prefeito  de Valparaíso, Marcos Vinícius; a coordenadora e substituta do Núcleo Especializado da Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública, Mirela Cavichioli; a Procuradora-Geral da Alego, Andreya Matos; a secretária de Projetos Especiais da Alego, Cristina Lopes; a delegada titular da Delegacia Estadual da Mulher, Ana Elisa Gomes.

Na posse, ainda marcaram presença diversas Procuradoras Especiais da Mulher espalhados pelo Estado e vereadoras de diversos muncípios goianos, dentre eles: Valparaíso, Novo Gama, Planaltina, Quirinópolis, Hidrolândia, Jaraguá, Goianésia, Heitoraí, Uruaçu, São João da Aliança, Inhumas, São Simão, Aparecida de Goiânia, Anápolis.

O presidente da Casa, ao abrir a solenidade e se referir às quatro deputadas existentes hoje na Casa, destacou que “estas mulheres têm dedicado a vida em servir a nossa sociedade, apresentando projetos importantes para o Estado e sendo motivo de grande orgulho. Elas estão fazendo um trabalho formidável e atendendo centenas de mulheres em situação de vulnerabilidade social que precisam de voz e acolhimento por não terem seus direitos respeitados. O  número de mulheres que precisa do atendimento é grande, o que mostra que é preciso muito trabalho e, quando houver violência, que o agressor seja devidamente punido”.

Dando continuidade ao seu discurso, o presidente lembrou que atualmente o Estado de Goiás já conta com 52 Procuradorias Especiais da Mulher nos municípios goianos graças ao trabalho das parlamentares que estão na Casa. “Contem conosco para a ampliação da Procuradoria se entenderem necessário”, pontuou Bruno Peixoto.

A deputada Bia de Lima lembrou que no início desta 20ª Legislatura, o presidente Bruno Peixoto de pronto acatou a sugestão para a criação da Procuradoria Especial da Mulher e tem dado todas as condições para a realização do trabalho com perspectivas para ampliações. “Temos uma equipe formada para dar pronto atendimento a todas as mulheres que precisam de apoio, acolhida e proteção”.

Em seu discurso de posse, a nova Procuradora Especial da Mulher falou da honra em assumir o cargo. “É um compromisso com uma luta que sempre esteve presente na minha trajetória pública. Desde que entrei para a política, uma das minhas principais bandeiras tem sido a defesa dos direitos das mulheres, o incentivo à participação feminina e a luta por mais representatividade. Sempre acreditei que as mulheres precisam ocupar espaços de decisão, ter voz ativa e sentir que são parte fundamental da construção de políticas públicas”.

Dra Zeli assegurou que, ao assumir esta missão, antes de tudo, reconhece o trabalho das deputadas que a antecederam, alcançando avanços significativos na defesa dos direitos das mulheres e na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Doravante vamos unir ainda mais forças com os Poderes Executivo e Judiciário, com o Ministério Público, as polícias e demais órgãos para fortalecer a rede de proteção e garantir que nenhuma mulher se sinta desamparada, pontuou a parlamentar.

Em seguida, a deputada Vivian Naves falou da sua certeza em novos progressos e avanços que possam ampliar ainda mais a rede de proteção à mulher, onde vislumbra um trabalho conjunto com o Ministério Público, o Poder Judiciário e as Delegacias Especializadas da Mulher em Goiás (DEAMS).

Na sequência, a deputada Rosângela Rezende, de maneira bastante efusiva, falou da sua felicidade em perceber o que já foi feito e quanto já caminharam no trabalho da Procuradoria Especial da Mulher. “Somos todas deputadas de primeiro mandato, conseguimos criar essa importante procuradoria e dar andamento a um trabalho que busca amparar e fortalecer a mulher. Vejo o quanto a gente já caminhou e vamos caminhar ainda mais”.

O prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcos Vinícius, declarou que, no município, a realidade hoje é equidade entre a quantidade de homens e mulheres existentes nos postos de decisão. Segundo o prefeito, este é um compromisso assumido por ele na garantia dos direitos das mulheres.

Numa fala rápida, o deputado Cristóvão Tormin disse que, apesar dos compromissos, fez questão de participar para parabenizar pessoalmente as deputadas da Casa, que segundo ele, são as deputadas mais atuantes que já passaram pela Assembleia Legislativa. Ele também convocou as mulheres de todo o Estado a participarem mais ativamente da vida política.

O deputado Coronel Adailton disse que as mulheres devem ser reverenciadas todos os dias por tudo que fazem com maestria. Segundo o parlamentar, “as atuais deputadas são as mais competentes que já passaram por aqui, pois aprenderam a trabalhar em conjunto. Agora precisam colaborar para ampliar a participação da mulher na política”. Adailton também se colocou à disposição para ser o relator de projetos que possam criar leis mais duras que  sirvam ao combate da violência contra a mulher.

A secretária de Projetos Especiais da Procuradoria da Mulher, Cristina Lopes, lembrou que “há mais de 30 anos se tentava instalar essa procuradoria na Assembleia Legislativa de Goiás, foi a gestão Bruno Peixoto quem o fez, por meio de uma mandato suprapartidário, possibilitando que cada deputada possa assumir a Procuradoria e deixar sua marca. Temos muito para celebrar, quando cheguei na Procuradoria eram apenas quatro instaladas em Goiás e hoje já somam 52 em apenas dois anos de trabalho. Esta é a gestão Bruno Peixoto, que assume fortemente essa liderança”.

A titular da DEAM na Capital, Ana Elisa Gomes Martins, ressaltou que “estamos vivendo um momento muito especial de integração, reforçando parcerias já estabelecidas com diversos órgãos, inclusive com a Assembleia Legislativa de Goiás onde são aprovados e executados excelentes projetos, resgatando muitas mulheres que precisam de auxílio, além do trabalho constante desempenhado pela Procuradoria Especial da Mulher”.

*Com informações e fotos Assembleia Legislativa de Goiás

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *