Corpus Christi: tapetes de serragem colorem ruas de Valparaíso
A data é uma celebração da eucaristia, além de ter relação com a Quinta-feira Santa, quando foi realizada a Última Ceia.
O dia de Corpus Christi representa um momento de silêncio, adoração e perdão para os católicos. A data é de extrema importância para os fiéis e celebra o Ministério da Eucaristia, que é o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo. A liturgia de Corpus Christi teve início na Bélgica, no século XIII, quando uma freira afirmou ter tido visões de Jesus demonstrando-lhe o desejo que a Eucaristia fosse celebrada com mais vigor pelos fiéis.
Montados por fiéis das paróquias de Valparaíso, tapetes de serragem deram um colorido especial as ruas da cidade, nesta quinta-feira (8/6), Dia de Corpus Christi. Para os cristãos, a data é marcada pelo Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, relembrando a última ceia de Jesus com os apóstolos.
O Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, para relembrar a morte e ressurreição de Jesus!
Os tapetes com imagens de Jesus, do cálice de vinho, a Santa Hóstia e muitas outras inspirações em temas relacionados são moldados com as mais diferentes técnicas — são usados elementos como serragem, borra de café e grãos, além do tradicional sal.
Em Valparaíso, após a procissão de Corpus Christi saindo da Paróquia São Francisco de Assis em direção a Capela São José Operário onde foi celebrada a Santa Missa, por Frei Almir, concelebrada por Frei Mieczyslaw Tiaga.
O prefeito de Valparaíso, Pabio Mossoró e o secretário de Infraestrutura, Marcus Vinicius participaram da solenidade.
“Aproveitamos a data para agradecer a Deus por esse alimento em nossa caminhada de fé. Que esta data possa nos incentivar a contemplar o mistério do amor de Deus, que se faz pão e vida para nós.,” disse o prefeito.
*por Rosângela Méri / Fotos:Secom