Conclusão do Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás prevista para março, anuncia Pedro Sales
Em entrevista concedida a uma rádio da capital federal, o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales, acompanhado da secretária de Estado do Entorno (SEDF-GO), Caroline Fleury, revelou a estimativa de conclusão das obras do Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás para o próximo mês de março. Sales destacou que “em março, as chaves serão entregues ao secretário de saúde de Goiás para dar continuidade às providências administrativas e à operacionalização”.
Caroline Fleury relembrou os anos de atraso que essa obra sofreu em gestões anteriores, destacando que a construção já havia sido iniciada e inaugurada sem nunca entrar em funcionamento. “Eu trabalhei em Águas Lindas em 2009 e já tinha a construção desse hospital, foi posto pedra fundamental, inaugurado, reinaugurado e nunca funcionou. Quando o governador chegou ele chama o Pedro e refaz todo o hospital”, relembrou. Ela enfatizou, ainda, que o hospital será um recurso público com qualidade equiparável à de hospitais particulares, beneficiando toda a comunidade e até mesmo a população do Distrito Federal.
Segurança
Pedro Sales adiantou também a previsão de entrega da Unidade Prisional de segurança máxima de Novo Gama que terá capacidade para 300 detentos e contribuirá para aliviar o sistema carcerário da região. Ele estimou que o presídio estará em funcionamento já em 2025. “A segurança pública da rua, começa com a segurança dentro das penitenciárias. A gente tem o controle da política penitenciária muito rígido aqui no estado de goiás, para que as facções não consigam causar aumento da criminalidade nas nossas cidades”, assinalou Sales.
Em sua avaliação, o secretário acredita que a população do entorno “sentiu a presença do Estado de forma inédita, e soube fazer esse reconhecimento. Depois que criou esse vínculo vem a secretaria do Entorno, na gestão da Carol, para estreitar esse laço e intensificar as políticas públicas, fomentando mais os gastos e as ações nessa região”.
A ação de pavimentação conta com investimento federal de quase R$ 22 milhões, capitaneado pela Seinfra junto ao Ministério das Cidades, em trabalho integrado com a SEDF-GO. As obras incluem ainda drenagem superficial e sinalização de trânsito nas ruas que serão escolhidas pelas prefeituras. A previsão é abrir o canteiro de obras no início do próximo ano. “A gente está em fase de receber a documentação das prefeituras. Após aprovado, abre-se licitação. Acredito que no começo do ano quem já consigamos estar com máquinas na pista, simultaneamente em todas as cidades”, pontuou.
Outra obra aguardada é a construção da ponte que ligará Valparaíso e Novo Gama, que já está licitada e aguarda o fim do período chuvoso para o início das obras. O Secretário da Seinfra, Pedro Sales, estima que a ponte possa ser entregue em 9 meses.
Ao final da entrevista, Caroline Fleury comemorou os avanços alcançados na região do Entorno graças aos esforços das pastas do governo, dos municípios e da União, destacando o papel da Secretaria do Entorno em intermediar as demandas e fortalecer a qualidade de vida na região.
*Comunicação Setorial – Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO)