Com afastamento de Ibaneis, por 90 dias, Celina Leão assume GDF
Afastamento determinado por Alexandre de Moraes não se estende à vice-governadora
Com o afastamento do governador Ibaneis Rocha, a vice-governadora, Celina Leão, assume o Governo do Distrito Federal já nesta segunda-feira (9).
Ibaneis foi afastado após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, como medida aos atos terroristas ocorridos na Esplanada neste domingo (8). A ordem não é estendida à vice-governadora.
A determinação de Moraes atende pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). O afastamento é válido por 90 dias. Na decisão, Moraes lista fatos que o levam a entender que houve “omissão e conivência de diversas autoridades” nos atos deste domingo. São eles: “a ausência do necessário policiamento” da PM do DF; a autorização para a entradas de ônibus de manifestantes em Brasília “mesmo sendo fato notório que praticariam atos violentos e antidemocráticos”; e a “total inércia no encerramento do acampamento criminoso na frente do QG do Exército”.
Antes do afastamento, Ibaneis havia decretado a exoneração do secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres.
“Peço desculpas também para a presidente do Supremo Tribunal Federal, ao meu querido amigo Arthur Lira, ao meu amigo Rodrigo Pacheco. Todos sabem da minha origem democrática, do meu trabalho junto à Ordem dos Advogados, na defesa da democracia do nosso país”, disse o governador do DF.