Cidade Ocidental realiza Caminhada de abertura da Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher
Sancionada em agosto de 2006, a Lei Maria da Penha é a inspiração para as ações de conscientização e enfrentamento do combate à violência que é celebrado anualmente com a campanha Agosto Lilás. Em Cidade Ocidental, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres realizou a hoje, 01, a abertura da Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher com uma caminhada que contou com a participação da secretária, Ivone Souto, demais secretários municipais, do prefeito Fábio Correa, da secretária de estado do entorno, Caroline Fleury e da população.
Segundo dados municipais, Cidade Ocidental recebe uma média 40 medidas protetivas de urgência e faz uma média de 160 atendimentos. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, oferece uma rede de apoio à mulher que sofre violência através do trabalho conjunto entre as Polícias Civil e Militar, as Secretarias Municipais de Assistência Social, de Saúde, de Educação e de Segurança Pública, o Conselho Tutelar, o CREA, o CRAS e o Programa Bolsa Família.
As ações de combate à violência são medidas instituídas pela Lei Federal 14.448 de 2022 que estabeleceu o mês de agosto para a União, os Estados e os Municípios promoverem ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher. É importante ressaltar que esse tipo de violência apresenta várias faces: física, psicológica, patrimonial, sexual e moral. Além disso, é preciso orientar e difundir as medidas de combate que podem ser adotadas judicial e administrativamente. “As mulheres vítimas de violência podem procurar a secretaria. Lá ela terá assistência social, jurídica e psicológica. Essas mulheres serão acolhidas”, afirmou a secretária municipal, Inove Souto.
O Governo Estadual do Goiás, através da sua secretária do entorno, Carolina Fleury, que esteve presente na caminhada, divulgou o mais recente projeto: aplicativo Mulher Segura. Trata-se de uma medida de acionamento de emergência que possui também um sistema de georreferenciamento para localização precisa durante o acionamento. “Se a mulher estiver em situação de perigo pode acionar o aplicativo e consegue ver qual viatura está mais perto”, explicou Carol. O aplicativo será testado para em breve ser utilizado na nossa região.
O Governo do Estado tem atuado junto com os municípios e segundo a secretária Carol Fleury, objetivo é tornar a região do entorno uma referência no combate à violência contra a mulher. Alinhado com isso, a prefeitura de Cidade Ocidental tem empenhado esforços nessas ações e o prefeito, Fábio Correa reforçou a necessidade de falar e agir sobre o assunto, “O trabalho é diário, mas nesse mês de agosto a gente desperta o cidadão o Não à violência contra a mulher”, reforçou Fábio.
Ações
Muito em breve será aberta A Casa da Mulher Brasileira: um centro de referência que reunirá todas as ações voltadas para as mulheres de município, para que essa mulher seja acolhida em um só lugar.
Canais de Atendimento e Denúncia
- Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres 3625-1483 e 99682-0352 (Atendimento 24h)
- Disque 180 (Atendimento 24h)