Brasília

Chegou a época de apreciar as belezas dos girassóis

Em Brasília, a temporada de girassóis costuma começar no final de maio e estender-se até o início de julho, com o pico de florescimento entre junho e julho. Os campos de girassóis são encontrados principalmente no Programa de Assentamento do Distrito Federal (PADF), ao longo da BR-251, no sentido Unai, e também em áreas adjacentes à AgroBrasília, na BR-251, sentido Unai. 

 

Quer um cenário perfeito pra fotos e um passeio inesquecível? A plantação de girassóis na BR-251, km 7, entre Brasília e Unaí, é o lugar! Todo ano, no outono e inverno, o campo vira um espetáculo de cores vibrantes e energia positiva. E o melhor: entrada gratuita

Este ano, o mar amarelo ocupa 6,2 hectares da feira no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, às margens da BR-251

É uma tradição: a maior feira de exposição de produtos do agronegócio do Distrito Federal, que começou nessa terça-feira (20/5) no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, planta girassóis para aflorarem durante o evento. E, nesta época do ano, trabalhadores e visitantes fazem valer a ordem: posar para fotografias tendo o campo florido de fundo. Seja para selfies improvisadas seja para ensaios temáticos previamente programados, o cenário vira cartão-postal e parada obrigatória.

O gerente operacional da AgroBrasília, José Roberto Gonçalves, acompanhou de perto o cultivo dos girassóis que se tornaram tradição da feira desde sua primeira edição em 2008. “A ideia surgiu como uma forma de fazer um paisagismo diferente para a feira. A cada ano aumentamos um pedacinho, para deixar tudo mais bonito”, explicou. Em 2025, a plantação ocupa cerca de 6,2 hectares e foi cuidadosamente planejada para estar florido durante o evento. Segundo José Roberto, a plantação tornou-se um atrativo por si só. “É uma atração à parte. Muita gente vem à feira só para fotografar os girassóis, e isso ajuda na divulgação”, afirmou.

Além de encantar pela beleza, o girassol também se destaca pelo potencial produtivo. O engenheiro agrônomo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF) Célio Souza, explica que o óleo extraído da planta é um dos mais qualificados para o consumo humano. Além disso, também é aproveitado na alimentação animal, com alto valor proteico tanto para bovinos quanto para aves.

Dicas :

▪️De maio a julho(meio de julho já são escasso)
▪️Gratuito (o campo fica na BR)
▪️Da natureza , leve somente fotos e memórias
▪️12h as 14h flores mais abertas
▪️16h as 18h por do Sol
▪️Passe repelente, pois é natureza e tem
isentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *