Charles III faz seu primeiro discurso como rei: ‘Renovo promessa de servir pela vida inteira’
O discurso é a parte mais importante de um dia de memória para a rainha e também tem a função de sinalizar a continuidade da monarquia parlamentar constitucional no país. Charles III teve um encontro com Liz Truss, a primeira-ministra do Reino Unido, no começo da semana.
Charles III fez seu primeiro discurso como rei nesta sexta-feira (9), um dia após a morte da mãe dele, a rainha Elizabeth II. O discurso foi gravado previamente. A fala durou cerca de 10 minutos.
Ele começou falando da mãe: “Pela vida dela, a majestade foi uma inspiração e um exemplo para mim e para minha família. Devemos a ela a maior dívida, que todas as famílias devem à mãe: amor, compreensão e exemplo”.
Ele disse que ela teve uma vida bem vivida e acrescentou que “seu falecimento é lamentado profundamente”.
O rei Charles não apenas falou apenas sobre o luto que sua família vive com o falecimento da rainha, mas também sobre o impacto sobre a nação e além dela.
“Junto com o luto pessoal, que toda a minha família vive, nós também compartilhamos com tantos de vocês no Reino Unido e em todos os países onde a rainha era chefe de Estado, na Commonwealth e pelo mundo, um profundo senso de gratidão pelos mais de 70 anos que a minha mãe, como rainha, serviu ao povo de tantas nações”, disse ele.
“Eu sei que sua morte traz grande tristeza a muitos de vocês e eu compartilho desse sentimento de perda, além de qualquer medida, com todos vocês.”
Durante seu discurso, o rei Charles também falou sobre as responsabilidades que ele assumirá como o novo chefe de Estado.
“O papel e as responsabilidades da monarquia também permanecem, assim como a relação particular e a responsabilidade do soberano com a Igreja da Inglaterra – a igreja na qual minha fé é profundamente enraizada”, ele disse.
“Nessa fé, e nos valores que a inspiram, eu fui criado para apreciar um sentimento de responsabilidade com os outros, e manter o maior respeito às preciosas tradições, liberdades e responsabilidades de nossa história única e nosso sistema de governo parlamentarista.”
“Como a própria rainha fez com inabalável devoção, eu também agora solenemente juro, durante o tempo que Deus me conceder, defender os princípios constitucionais que estão no coração de nossa nação.”
“E onde quer que você viva no Reino Unido, ou nos reinos e territórios pelo mundo, e qualquer que seja a sua formação ou crença, eu devo me empenhar a servir a você com lealdade, respeito e amor, assim como tenho feito durante a minha vida.”
O rei mencionou sua família em seu discurso e também destacou alguns dos papéis-chave que eles vão assumir.
Sua esposa Camilla agora é rainha consorte enquanto seu filho William se torna o príncipe de Gales.
“Como meu herdeiro, William agora assume os títulos escoceses que significaram tanto para mim.”
“Ele me sucede como duque da Cornualha e assume as responsabilidades do Ducado da Cornualha que eu assumi por mais de cinco décadas.”
“Hoje, eu estou orgulhoso de torná-lo príncipe de Gales, Tywysog Cymru, o país cujo título eu tenho sido tão privilegiado de manter durante muito da minha vida e dever.”
Ele também mencionou seu segundo filho, Harry, no discurso.
“Eu também quero expressar o meu amor a Harry e Meghan enquanto eles continuam a construir suas vidas no exterior.”
O rei concluiu seu discurso no palácio agradecendo sua mãe por tudo o que ela fez durante a sua vida.
“E para minha querida mamãe, quando você começa sua última grande jornada para se juntar ao meu querido falecido papai, eu quero simplesmente dizer isso: obrigado a você.”
“Obrigado pelo seu amor e sua devoção à nossa família e à família de nações que você serviu tão diligentemente todos esses anos.”
“Que ‘revoadas de anjos cantando te acompanhem ao teu repouso’.”
*Fonte: BBC News Brasil