Centro de Hipertensão e Diabetes realiza palestra em homenagem ao Dia do Nutricionista
O evento, de caráter educacional e multidisciplinar, abordou e debateu temas importantes sobre a nutrição e alimentação, promovendo a participação e integração de profissionais da saúde e a comunidade.
O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria de Saúde, de Valparaíso de Goiás, promoveu, na manhã desta quarta-feira (30 de agosto), no Centro de Hipertensão e Diabetes, no Valparaizo II, uma palestra em homenagem ao dia do nutricionista. O evento, de caráter educacional e multidisciplinar, abordou e debateu temas importantes sobre a nutrição e alimentação, promovendo a participação e integração de profissionais da saúde e a comunidade.
O paciente com diabetes e hipertensão precisa entender que a dieta alimentar faz parte do tratamento. Comer de forma saudável ajuda a manter a glicemia baixa e o acompanhamento de um nutricionista ajuda na redução do peso levando o paciente a usar doses menores de remédios.
A nutricionista do Centro, Luciana Renata Campos, ressaltou a importância de se debater com a população a área da nutrição.
“É o primeiro evento sobre o tema que estamos tendo aqui no Centro de Hipertensão e Diabetes, um encontro para celebrar o dia do Nutricionista, para a nossa comunidade. Ele visa mostrar a importância do nutricionista em relação ao paciente que tem diabetes, que muitas vezes come açúcar, bolo, chocolate e a glicemia dele sempre é alterada. Então a dieta é a parte fundamental de um tratamento. Espero que todos possam sair daqui cientes e aprendem sobre o assunto”, afirmou.
Dia do nutricionista: conheça a origem e a importância da data
O dia do nutricionista é celebrado em 31 de Agosto. A data serve para lembrarmos dessa importante profissão da área da saúde que vai muito além de prescrever dietas para emagrecimento.
Essa data foi escolhida por ter sido nela, em 1949, a fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), no Rio de Janeiro.
Essa associação foi criada com o objetivo de melhorar os estudos sobre a alimentação e demais segmentos da Nutrição em nosso país.
Anos depois, a ABN cresceu e se tornou a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).
A importância da profissão e as contribuições no nutricionista na sociedade
O primeiro curso superior em Nutrição do Brasil foi criado em 1939, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
A profissão de nutricionista, porém, só foi regulamentada anos depois, em 24 de abril de 1967.
Atualmente, os nutricionistas contribuem muito para a saúde da população. Os profissionais podem atender em consultórios particulares, em hospitais e clínicas, em restaurantes e também na indústria de alimentos.
O objetivo do trabalho do nutricionista é promover entre as pessoas uma alimentação de qualidade, o que resulta em uma melhor absorção de nutrientes pelo corpo e uma melhor condição de vida.
No dia do nutricionista, conheça 4 curiosidades dessa profissão
No dia do nutricionista, levantamos algumas curiosidades sobre essa profissão. Conhecer esses pontos é bem interessante para quem pensa em seguir carreira nessa área. Veja!
1. O trabalho do nutricionista vai muito além da prescrição de dietas
Muitas vezes, as pessoas pensam que o trabalho do nutricionista se limita a prescrever dietas. Isso se justifica porque muitos pacientes procuram esse profissional quando desejam emagrecer ou melhorar a alimentação.
Porém, essa é apenas uma das vertentes do trabalho do nutricionista. O profissional pode trabalhar na parte administrativa de restaurantes e fábricas de alimentos, realizando o controle nutricional das comidas produzidas ou servidas, por exemplo.
Além disso, na indústria de alimentos, o nutricionista também pode atuar no setor de armazenamento e embalagem dos produtos.
Nesse segmento, o profissional supervisiona os trabalhadores que realizam esse trabalho e os orienta para que a armazenagem não altere as propriedades dos alimentos.
O nutricionista também pode trabalhar em clínicas e hospitais. Nesse caso, em parceria com médicos e enfermeiros, analisa a situação de cada paciente e propõe dietas que contribuam para sua melhora.
2. O trabalho personalizado do nutricionista está em alta no momento
Atualmente, o trabalho personalizado do nutricionista está bastante em alta. É comum profissionais que atuam atendendo atletas, por exemplo, prescrevendo dietas e acompanhando a alimentação dessas pessoas.
Na pandemia da Covid-19, pelo fato das pessoas passarem mais tempo em casa, cresceu também o trabalho de personal diet. Nessa função, o nutricionista vai até a moradia dos seus pacientes, realiza uma entrevista e os ensina a comprar, armazenar e cozinhar os alimentos.
Inclusive, na função de personal diet, os nutricionistas podem atender famílias inteiras, dando dicas para melhorar a alimentação de todos os moradores de uma casa.
3. Para ser um bom nutricionista, deve-se gostar de Biologia e Química
O curso de Nutrição traz várias disciplinas em que se estudam os conceitos da Biologia e da Química. Por isso, esse profissional precisa gostar bastante dessas matérias.
Se você está no Ensino Médio e curte estudar os assuntos de Biologia e Química, portanto, poderá se dar muito bem na faculdade de Nutrição.
4. É importante que o nutricionista goste de lidar com pessoas
Na prática profissional, o nutricionista atuará no atendimento a pacientes, em consultas particulares ou nas clínicas e hospitais. Por isso, é importante saber lidar bem com as pessoas e praticar o atendimento humanizado.
Além disso, é preciso saber trabalhar em equipe! Isso porque, em muitos casos, o nutricionista precisa atuar com outros profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas etc.
Veja quais são os diferentes profissionais que atuam na área da Nutrição
É importante que você também conheça os diferentes profissionais que atuam na área da Nutrição.
Geralmente, existem três opções de carreira para quem deseja trabalhar nesse segmento: técnico em nutrição, nutricionista ou nutrólogo. Entenda as diferenças!
Técnico em Nutrição
Para ser um técnico em nutrição, é necessário fazer um curso na área, geralmente com duração de dois anos.
O profissional técnico quase sempre atua em conjunto com o nutricionista, como uma espécie de auxiliar. Ele ajuda na elaboração de cardápios, treinamentos e atividades que envolvam a alimentação.
Nutricionista
Para atuar como Nutricionista é preciso fazer uma faculdade de Nutrição com duração média de quatro anos.
As atribuições do nutricionista, conforme explicamos no decorrer deste artigo, estão relacionadas a promover uma educação alimentar nos pacientes, bem como acompanhar os processos produtivos dos alimentos.
Nutrólogo
O nutrólogo, por sua vez, é o médico especialista em Nutrição. Por isso, para atuar nessa área, é preciso cursar a faculdade de Medicina e, em seguida, fazer uma especialização no segmento.
A função do nutrólogo é diagnosticar, tratar e ajudar a prevenir doenças relacionadas ao metabolismo e à ingestão de alimentos. Ao contrário do nutricionista, esse profissional pode receitar medicamentos, caso julgue necessário.
*Fotos: SECOM