Caroline Fleury deixa Secretaria do Entorno após dois anos no governo de Goiás
A secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, anunciou sua saída do cargo nesta sexta-feira (24), após dois anos à frente da pasta. O pedido de exoneração foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado de Goiás.

“Sou profundamente grata ao governador Ronaldo Caiado pela confiança e pela oportunidade. Estou indo para uma nova missão, mas levo comigo o orgulho de ter feito parte dessa transformação. Foi uma chance rara de aprendizado, desde a criação da secretaria até o reconhecimento das inúmeras potencialidades da nossa região”, declarou Caroline.
Nomeada em 2023, Caroline foi a primeira a comandar a recém-criada Secretaria do Entorno, que tem como objetivo aproximar o governo estadual dos cerca de 1,3 milhão de moradores da região que faz fronteira com o Distrito Federal. Sua gestão foi marcada pela articulação com municípios, União e o Distrito Federal, além do fortalecimento da identidade regional.
Um dos principais focos da secretaria durante sua gestão foi a mobilidade urbana. Segundo a ex-secretária, o transporte semiurbano entre o Entorno e Brasília foi tratado como prioridade desde o início. “A complexidade do tema, que envolve diferentes esferas de governo, não nos impediu de avançar. Atuamos costurando soluções, coletando dados e promovendo o diálogo entre as instituições”, disse. Entre os avanços citados, está a articulação para a criação de um consórcio interfederativo de mobilidade, projeto que segue em fase de consolidação.
Outro destaque foi a criação da feira #NoEntornoTem, que reuniu os 13 municípios da região em Brasília para divulgar o potencial cultural, econômico e turístico do Entorno. O evento também contribuiu para o reconhecimento oficial da nova Região Turística Encantos do Planalto, iniciativa do Ministério do Turismo.
Durante sua gestão, a região também passou a integrar o mapa das regiões metropolitanas do país, com a criação e reconhecimento oficial da Região Metropolitana do Entorno, a segunda de Goiás, conforme dados do IBGE.
“Participei de um momento histórico, em que o Governo de Goiás levou investimentos reais para o Entorno: novos hospitais, escolas técnicas, reforço na segurança pública e políticas sociais mais conectadas com a realidade local. Foi uma honra contribuir com esse processo de transformação”, concluiu Caroline.