Destaques

Campanha “Faça Bonito” visa conscientizar sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Valparaíso, por meio da Secretaria de Assistência Social, lançou na tarde desta segunda-feira (15) a campanha Faça Bonito 2023. A iniciativa, marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio

Este ano a campanha “Faça Bonito” completa 23 anos de realização, organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil, tem o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E a Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, apoia essa campanha que visa proteger as crianças e adolescentes do Goiás.

O objetivo da campanha anual é ressaltar a responsabilidade do poder público e da sociedade na implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios.

Nesta segunda-feira, foi realizada audiência pública sobre o tema, na Câmara Municipal de Vereadores com a participação do prefeito Pábio Mossoró, do secretário de Assistência Social, Zé Antônio, da secretária de Educação, Rudilene Nobre, do presidente do CMDCA, Klécio Araújo, do presidente do Poder Legislativo, Flávio Lopes, do palestrante Gilson, e de demais autoridades e comlunidade.
O objetivo da atividade foi mobilizar a sociedade valparaisense e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É importante lembrar que, na próxima quinta-feira, 18 de maio, celebraremos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

O prefeito Pábio Mossoró destacou a importância da campanha para mobilizar e conscientizar os profissionais que trabalham com esse público. “O assunto é sensível e é importante que haja o máximo de informações para incentivar a população a denunciar casos de abuso e exploração sexual infantil”, afirmou o prefeito.

8 de maio

A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

*por Rosângela Méri / Fotos: SECOM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *