Goiás

Caminho de Cora Coralina torna-se Patrimônio Histórico e Imaterial de Goiás

Um trajeto de mais de 300 quilômetros de extensão, que percorre oito cidades históricas de Goiás (Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco, Jaraguá, cidade de Goiás, Cocalzinho, Itaguari e Itaberaí) está agora ainda mais valorizado dentro da rota turística do estado. Isso porque o deputado estadual Amilton Filho (MDB), no ano de 2021, apresentou projeto de lei solicitando que o Caminho de Cora Coralina fosse considerado Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás. E deu certo. A proposta foi aprovada nesta semana, em segunda votação, no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

“O Caminho de Cora agora é patrimônio oficial de todos os goianos, uma rota turística de Goiás que crescerá muito e ajudará todas as cidades a desenvolverem o turismo local, gerando renda e emprego para os moradores das cidades. Feliz demais por mais essa vitória do mandato”, afirmou Amilton.

Em 2017, foi retomada a implementação do Caminho de Cora Coralina pela Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), que ofereceu apoio em sua estruturação, através do Programa Experiências na Natureza, viabilizando a inclusão dos Parques Estaduais e de outras unidades de conservação no roteiro, mobilizando as comunidades locais e dando os primeiros passos para a organização da Associação Caminho de Cora Coralina.

“Muitos turistas já caminham ou pedalam pelo percurso, que na história remonta à rota de bandeirantes que desbravaram o estado no passado. A nossa proposta, aprovada na Alego, segue para a sanção do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é nosso parceiro no desenvolvimento das cidades goianas. Logo, vamos comemorar ainda mais”, completou o deputado.

*Via assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *