Câmara de Valparaíso reconhece movimento VIZINHANÇA SOLIDÁRIA por impacto positivo na segurança de Valparaíso
Na última sexta-feira, 18 de agosto, a comunidade da Etapa C do Município de Valparaíso de Goiás, celebrou um marco significativo em sua jornada em prol da segurança: os apoiadores e idealizadores do projeto Vizinhança Solidária, composto pela Associação de Moradores e Comerciantes (ASMEC) em parceria com o 20° Batalhão de Polícia Militar do Estado de Goiás, receberam moção de aplausos na Câmara Municipal.
A cerimônia foi um reconhecimento merecido ao empenho conjunto que resultou em uma drástica redução nos índices de criminalidade na região.
A iniciativa da vereadora Cláudia Aguiar reforçou a parceria entre vizinhos engajados e as forças de segurança, em particular a Polícia Militar do Estado de Goiás, que trouxe resultados notáveis desde o lançamento do programa.
Um exemplo foi que no primeiro ano após sua implantação, os números de ocorrências de furto a residências despencaram impressionantes 90%, enquanto os furtos em geral experimentaram uma queda de 80%. Os roubos a transeuntes, por sua vez, sofreram uma redução de 75%, reforçando a eficácia da abordagem colaborativa adotada.
Nesse mesmo período, a parceria entre a comunidade e as autoridades também levou à desarticulação de duas quadrilhas especializadas em roubos a residências, contribuindo para uma sensação palpável de alívio e tranquilidade entre os moradores.
Com o sucesso notável da Vizinhança Solidária na Etapa C, o projeto expandiu-se naturalmente para as Etapas D e E, demonstrando que o modelo colaborativo pode ser escalado para beneficiar um número ainda maior de pessoas.
“Iniciativas como essa, demonstram a necessidade e a eficácia da colaboração e participação da sociedade para cuidar do bem público, em parceria direta com o Estado. A homenagem na Câmara de Valparaíso de Goiás reflete não apenas o reconhecimento local, mas também um incentivo para que mais comunidades abracem essa abordagem inovadora e eficaz para a segurança”, evidenciou Cláudia Aguiar.
“A Vizinhança Solidária, através de seus princípios de vigilância mútua, comunicação ativa e ações preventivas, não só dissuadiu criminosos, mas também fortaleceu o senso de comunidade e coletividade e os resultados falam por si”, reforçou o coronel Danilo Braga.
Indicações
Vereador Walison Lacerda:
Patrolamento e cascalhamento em ruas do Setor de Chácaras Brasil.
Vereadora Professora Elenir:
Mais uma cede do Conselho Tutelar;
Reiteração de indicação para campo sintérico, academia da melhor idade, parqueinho infantil e pista de cooper em rua do Setor de Chácaras Anhanguera B;
Construção de quadra de esporte, academia da melhor idade e pista de cooper em rua do Setor de Chácaras Anhanguera C.
Vereador Zequinha:
Nivelamento, limpeza e instalação de grandes em bueiros das ruas do bairro Céu Azul.
Vereador Placido Cunha:
Serviço de demarcação de ciclofaixa e sinalização em diversos trechos da área viária, privilegiando a mobilidade urbana e o seguimento dos ciclistas.
Vereadora Maria do Monte:
Serviço de tapa-buracos em ruas do setor de Chácaras Anhanguera A.
Vereadora Cláudia Aguiar:
Contratação de diretor para o CAIS.
Projetos de Lei apresentados
Projeto de Lei de autoria da vereadora Professora Elenir, que dispõe sobre a criação da (Calm Zone) “Sala do Abraço”, em shopping centers, hipermercados, ginásios poliesportivos e estabelecimentos similares públicos e privados, no âmbito do município de Valparaíso de Goiás.
O objetivo da “Sala do Abraço” (Calm Zone) é oferecer suporte e assistência as pessoas com momentos de crises de ansiedade e agitação, proporcionando um lugar de acolha para que possam se sentir seguros até recuperar o equilíbrio emocional.
A “Sala do Abraço” (Calm Zone), deverá ser projetada levando em consideração as necessidades específicas das pessoas em crise emocional, no ambiente tranquilo e seguro. O espaço mencionado deverá obedecer ao protocolo ABA – Análise do Comportamento Aplicada, que indica as diferentes necessidades individuais com maior integração com os frequentadores do estabelecimento.
Projeto de Lei de autoria da vereadora Cláudia Aguiar – Institui no munícipio de Valparaíso de Goiás o Programa Habituando a Leitura, que tem como objetivo a abertura das salas de leitura e bibliotecas das escolas públicas municipais para a sociedade, a fim de que se promova o incentivo à leitura.
As salas de leitura e bibliotecas deverão ser abertas semanalmente para a comunidade, permitindo a leitura dos livros nas instalações das escolas. O Programa será viabilizado mediante parcerias entre o município de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura e Esporte.
Segundo a parlamentar, a leitura está sendo deixada de lado devido ao aumento tecnológico, “antes as pesquisas eram feitas em livros que buscávamos nas bibliotecas, atualmente apenas basta a Internet, que contém na maioria das vezes, vídeos, áudios e imagens, diminuindo a necessidade e o interesse de ler”.
Os benéficos em cultivar o hábito da leitura são inúmeros, que vai dos mais simples, até os mais complexos. A leitura nos proporciona liberdade de pensamento, melhora o nosso vocabulário, permite lembrar-se de palavras difíceis. A leitura melhora a capacidade de raciocínio, estimula o pensamento crítico, diminui o estresse, aprimora a capacidade interpretativa e proporciona a quem está praticando conhecimento amplo sobre vários assuntos, desenvolve a criatividade a imaginação, além de ampliar e possibilitar a habilidade de escrita.
Tribuna Popular
A Tribuna Popular foi requerida pelo cidadão Ademir Filho para tratar sobre o aumento do número de vagas de vereadores na Câmara de Valparaíso de Goiás.
*Texto: Juliana Gentila / Foto: Cleben Lopes