Câmara de Valparaíso é palco de Audiência Pública sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Na manhã desta segunda-feira, 21 de agosto, a Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás sediou uma significativa audiência pública voltada a discutir a importância da inclusão e o amparo às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, em alinhamento com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
O evento, requerido pelo vereador Alceu Gomes e organizado pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu autoridades locais, profissionais da área da educação e membros da sociedade civil e representantes de organizações não governamentais (ONGs), dedicadas à causa da inclusão, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Valparaíso de Goiás.
Durante a audiência, foram debatidos temas relacionados à garantia dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, incluindo o acesso à educação inclusiva, a promoção de ações de conscientização, a implementação de políticas públicas voltadas para essa parcela da população e a necessidade de proporcionar condições de igualdade e dignidade para todos.
Diversos especialistas destacaram a importância de se combater o estigma e os preconceitos que ainda envolvem as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, ressaltando que a sociedade deve reconhecer e valorizar as capacidades e contribuições individuais de cada pessoa, independentemente de suas limitações.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre anualmente em todo o país, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da inclusão dessas pessoas em todos os aspectos da vida em comunidade. A audiência pública realizada na Câmara de Valparaíso de Goiás é um reflexo do comprometimento local em promover discussões relevantes e ações concretas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Ao final da audiência, os participantes reafirmaram a necessidade de uma atuação conjunta entre poder público, instituições e sociedade civil para que sejam criadas condições propícias à inclusão plena e ao respeito pelos direitos fundamentais de todas as pessoas, reforçando assim a mensagem central da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.